Header load José Luís Peixoto - Citações, Frases e Aforismos - Citador
 
 
 

José Luís Peixoto

Portugal
n. 4 Set 1974
Escritor

179 Citações

<< >>

Enquanto humano, encontrará qualquer ser uma réstia de afirmação para proteger aquilo que verdadeiramente o humaniza, não os músculos ou os órgãos, mas sim o imaterial, as crenças que lhe dão fôlego. Não é o corpo que segura as ideias, são as ideias que abrigam o corpo, que o permitem, que criam as condições objetivas e subjetivas para que exista.

Autobiografia
Carregamos o peso daquilo que os outros pensam que somos. Os outros tiveram acesso a uma parte de nós e tiraram as suas conclusões. Muitas vezes, os outros não nos deixam mudar porque não estão dispostos a mudar a forma como nos veem, fazê-lo implicaria que eles próprios mudassem. As biografias são depósitos de convicções que os outros tiveram sobre nós. A imperfeição desse método é evidente.

Autobiografia
A criação da natureza é um trabalho de todos os instantes. Só a perfeição está concluída e, mesmo essa, tem de aceitar a imperfeição inacabada quando lida com aquilo que é incompleto, com palavras ou sombras, com natureza, instinto, gente, com a emanação invisível de um passado mais remoto do que o próprio começo de tudo: a esperança.

Em Teu Ventre
Entre o infinito do céu e o infinito da terra, existe o teu infinito, igualmente desmedido e ilimitado. Mãe, o tempo não é capaz de conter-te.

Em Teu Ventre
Por cada coração, terás um rosto próprio, essa será a medida justa.

Em Teu Ventre
Cada um só será capaz de dar e receber o amor em que acredita.

Em Teu Ventre
O que será daquele que come e pensa se não tiver esperança? Viver é acreditar que se vive.

Em Teu Ventre
Resolvem-se mais provas pela ciência e pela arte do que pela força de pernas e braços.

Em Teu Ventre
No mundo inteiro, por todos os cantos da terra, há tantas maneiras, tantos feitios e, mesmo assim, não há quem exista isento de dor. Procurando, todos encontram ao menos uma queixa.

Em Teu Ventre
O passado recusa mestres e proprietários. Existe um abismo entre as recordações que guardamos dos mesmos momentos.

Em Teu Ventre
<< >>
 

Facebook

© Copyright 2003-2019 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE