Em Teu Ventre

por: José Luís Peixoto
Portugal
n. 4 Set 1974
Escritor

Publicidade

26 Citações

>>

A criação da natureza é um trabalho de todos os instantes. Só a perfeição está concluída e, mesmo essa, tem de aceitar a imperfeição inacabada quando lida com aquilo que é incompleto, com palavras ou sombras, com natureza, instinto, gente, com a emanação invisível de um passado mais remoto do que o próprio começo de tudo: a esperança.
Entre o infinito do céu e o infinito da terra, existe o teu infinito, igualmente desmedido e ilimitado. Mãe, o tempo não é capaz de conter-te.
Por cada coração, terás um rosto próprio, essa será a medida justa.
Publicidade
Cada um só será capaz de dar e receber o amor em que acredita.
O que será daquele que come e pensa se não tiver esperança? Viver é acreditar que se vive.
Resolvem-se mais provas pela ciência e pela arte do que pela força de pernas e braços.
Publicidade

No mundo inteiro, por todos os cantos da terra, há tantas maneiras, tantos feitios e, mesmo assim, não há quem exista isento de dor. Procurando, todos encontram ao menos uma queixa.
O passado recusa mestres e proprietários. Existe um abismo entre as recordações que guardamos dos mesmos momentos.
Assim somos nós, mãe. Pelo amor, eu a refletir-te e tu a refletires-me, eu a ser reflexo de ti e tu a seres reflexo de mim. Recebi o amor que me deste e com ele te fiz. Recebeste o amor que te dei e com ele me fizeste.
Ninguém aprende a tocar guitarra sem aleijar as pontas dos dedos. Se eu me tivesse convencido de que não aguentava mais, tinhas ficado por nascer. Às vezes, o cansaço é uma forma de medo.
>>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE