Paolo Mantegazza

Itália
31 Out 1831 // 28 Ago 1910
Antropólogo/Fisiologista

Publicidade

85 Citações

<< >>

Quanto houvermos aprendido devemos ensiná-lo a quem tudo ignora ainda; deste modo pagamos uma dívida sacrossanta.
A igualdade, engodo dos engodos, que, sob a forma de justiça ideal, tem paralisado tantas vontades de homens, tantos cérebros geniais, é a maior das injustiças e, aparentando salvaguardar a liberdade, é a pior das tiranias.
Devíamos morrer de desespero, quando descobrimos que o que tínhamos tomado por alvo dos nossos pensamentos, dos nossos desejos, dos nossos sonhos, não existe, ou não é mais do que um nevoeiro a que a distância empresta formas fantásticas.
Publicidade
Neste mundo é sempre gigante quem olha para baixo; é sempre anão quem olha para cima.
O homem é um animal que pode passar, quando lhe apraz, sem as coisas necessárias, mas a quem são absolutamente indispensáveis as coisas supérfluas.
O homem mata o homem, quando odeia, quer o ódio seja inspirado pela rapina ou pela vingança; os povos matam e roubam colectivamente, chamando conquista ao roubo e guerra ao assassinato em grande escala.
Publicidade

Da honra todos falam, não havendo, porém, dois homens que a definam do mesmo modo.
O homem a pé é uma inteligência que procura; o homem a cavalo uma inteligência que conquista; o homem a pé é um filósofo que observa e pensa; o homem a cavalo é um pensamento que devora o espaço e que domina o mundo.
Um grande homem, que representa um país e uma época, que personifica numa potentíssima sinergia cada uma das energias dos indivíduos vulgares, é um espelho mágico, em que vemos reproduzida a nossa imagem, mas cem vezes mais bela do que a real.
O homem, em geral, é surdo quando lhe pedem alguma coisa: é eloquente, quando ele próprio a pede; é mudo quando deve agradecer.
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

Um Homem Comum

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE