A Vontade de Poder

por: Friedrich Wilhelm Nietzsche
Alemanha
15 Out 1844 // 25 Ago 1900
Filósofo

Publicidade

101 Citações

<< >>

Toda a moral comporta uma certa análise das acções. Todas as morais são falsas. Mas toda a moral tem as suas perspectivas e as suas visões próprias, bem como a teoria dos seus motivos.
A moral é tão imoral como tudo o mais na terra. A própria moral é uma forma de imoralidade.
O triunfo de um ideal moral é obtido usando os mesmos meios imorais utilizados para obter qualquer outro triunfo: a violência, a mentira, a calúnia, a injustiça.
Publicidade
Na medida em que cremos na moral, condenamos a vida: uma antinomia!
Os valores morais não podem deixar de ser valores aparentes, em confronto com os valores psicológicos.
A piedade não assenta em máximas, mas em emoções: ela é patológica. A dor dos outros contamina-nos. A piedade é contagiosa.
Publicidade

Sucede que qualquer interpretação moral dos nossos actos poderá ser unicamente um imenso mal-entendido, tal como o tem sido a interpretação moral dos factos naturais.
O homem moral é uma espécie inferior à do homem imoral, uma espécie mais fraca. Mais ainda: ele deriva de um tipo moral, mas não é propriamente esse tipo; não passa de uma cópia, ainda que possa ser uma boa cópia, e a medida do valor que tem é-lhe dada pelo exterior.
Os pensamentos morais escondidos têm sido, até ao presente, os mais pesados estorvos ao avanço da filosofia.
O meio de refutar os padres e os religiosos é sempre o mesmo: mostrar que os erros deles deixaram de ter préstimo; que são eminentemente nocivos, e que as «demonstrações» que fazem de como são eficazes já não têm cabimento.
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

Amor Bobo

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE