Publicidade

Agostinho de Ceuta

por: Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco
Portugal
16 Mar 1825 // 1 Jun 1890
Escritor

Publicidade

5 Citações



Todo o homem, por criminoso que seja em demasia, tem o momento da consciência, e o da contrição.
Vida, que no ralador das paixões se esvai, tem uma lousa erguida onde os átomos agridoces da existência lá se vão caindo. Pois bem, erga-se essa lousa. A última contracção do pulmão do apaixonado, é a paixão purificada... morre-se: - pois bem, seja teu esse último suspiro.
Cobarde é aquele que mendiga braços, quando tem dois para fazer estalar o peito de um homem.
Publicidade
Sabeis o que é perder uma mulher que se ama... vê-la perdida, e ouvir o brado íntimo da consciência dizer-nos, que é perdida... para sempre? É aquilo, que converte uma sociedade de homens em peleja de tigres! É uma cousa só imitada pelos vulcões no momento da irrupção! É tormento, que nos mandou o inferno!

Ira

Não é de avisados e experientes ceder à cólera. (...) Operai após reflexão madura. Ela vence mais que a violência do pensamento rápido, e fugaz. A sabedoria é irmã da prudência, e pouco avisado anda aquele, que se apega às asas do génio iracundo, que não prevê despenhadeiros.
 
Publicidade

Facebook
Publicidade

Inspirações

Falar ao Amigo

Publicidade

© Copyright 2003-2021 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE