Amor, silêncios e tempestades

por: José Luís Nunes Martins
Portugal
n. 14 Mar 1971
Filósofo
Publicidade

66 Citações

<< >>

Ser feliz é ser capaz de criar e alimentar a alegria verdadeira que brota do próprio coração que ama. Uma gratidão pela existência. Um sorriso pela vida. Que serve aos outros, dando-lhes o amor e a alma que lhes pode estar a faltar...
A verdadeira riqueza não está no que se tem, por que isso se vai perder (mais tarde ou mais cedo), mas no que se é e que, por isso, se pode dar.
Uma vida vale mais que qualquer livro. Um beijo verdadeiro vale mais que mil romances. Mas, só a um espírito educado e ágil é possível sentir a vida em toda a sua profundidade.
Publicidade
Na arte, a sensibilidade funde-se com a espiritualidade. Compreende-se que todos os mundos são um só... e que o caminho, a verdade e a vida que há em cada uma das mais pequenas partes é, afinal, o amor!
Apreciar o simples não é um falhanço mas uma graça. Neste mundo, nada é comum, nada se repete, tudo é extraordinário.
A liberdade é respeito. Só quem reconhece o valor do outro é digno de reconhecer o seu.
Publicidade

Quem ama nunca dorme sozinho.
Amar significa que a cada novo dia renovemos de forma consciente, o nosso caminho, o nosso ser. A beleza maior de um casamento é que ele se faz de dias e noites em que sucessivamente se elege a mesma pessoa.
Amar é um apego natural mas também obriga a que deixemos o outro ser quem é, abrindo mão e permitindo-lhe que parta, ou que fique, sem desejar outra coisa senão que seja radicalmente livre. Aprendendo que há muito mais valor no ato de quem decide ficar do que naquele de quem só está por não poder partir.
Podem os prudentes viver muito mais que os audazes, mas ninguém chega a ser feliz sem arriscar. O amor não é compatível com muitos discernimentos.
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE