Belo - Frases e Citações

90 Citações

<< >>

É belo ignorar. Sobretudo quando a ignorância nos torna humildes e nos encaminha para a bondade, que é uma luz. Também das nebulosas nascem os astros.
Tudo quanto lisonjeia as mulheres lhes parece belo.

Gautier , Théophile

Moda

As mulheres têm o sentimento da moda, mas não têm o sentimento do belo.
Publicidade

Queirós , Eça

Arte

Isto poderá parecer estranho, mas as artes têm entre si uma profunda alma tão unida que as feições caracterizadoras duma são, por vezes, intimamente comparáveis às feições caracterizadoras da outra: nada mais parecido com a música de Mozart do que a pintura de Rafael; nada mais parecido com a poesia de Dante que a escultura de Miguel Ângelo. E porque não? Todas as feições se parecem a exprimir o amor, a curiosidade, o terror: as artes são apenas as feições do belo ideal.

Distrito de Évora

Torga , Miguel

Amigo

Que belo é ter um amigo! Ontem eram ideias contra ideias. Hoje é este fraterno abraço a afirmar que acima das ideias estão os homens. Um sol tépido a iluminar a paisagem de paz onde esse abraço se deu, forte e repousante. Que belo e que natural é ter um amigo!

Diário (1935)
Espero que este ano a maldita política nos permita gozar o belo campo em Sintra, coisa de que grandes e pequenos temos muita necessidade.

Cartas à rainha Vitória (1848)
Publicidade

Einstein , Albert

Mistério

O que há de mais belo na nossa vida é o sentimento do mistério. É este o sentimento fundamental que se detém junto ao berço da verdadeira arte e da ciência.

Como Vejo o Mundo

Einstein , Albert

Filosofia

Não creio que a filosofia e a própria razão sejam os guias do homem num futuro próximo; contudo, continuarão a ser o belo santuário que sempre foram para os escolhidos.

Correspondência (1944), ao filósofo Benedetto Croce

Torga , Miguel

Consciência

Muito grande e muito belo é um homem quando se despe e se mostra todo! O que nos degrada, diminui e apouca, não é sermos pequenos; é não termos dos nossos defeitos a consciência inteira. Sermos somíticos e não nos apercebermos disso; sermos burros, e não darmos conta; gostarmos da «Viúva Alegre», e andarmos convencidos de que gostamos de Stravinski.

Diário (1948)

Campos , Ãlvaro de

Governo

Um orçamento é tão natural como uma árvore/ E um parlamento tão belo como uma borboleta.
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE