Certo - Frases e Citações

125 Citações

<< >>

Vieira , António

Sociedade

Os outros lugares, quanto mais altos, tanto menos segurança têm, e a sua mesma altura é o prognóstico certo da sua ruína.

Sermões
Um jornalista afirma tudo o que para ele é duvidoso; um diplomata guarda-se de afirmar o que sabe ser absolutamente certo.

France , Anatole

Mentira

Tenho amor à verdade. Creio que a humanidade necessita dela; é, porém, certo que precisa mais da mentira, que a lisonjeia, que a conforta e lhe dá esperanças infinitas. Sem a mentira morrer-se-ia de desesperação e de enfado.
Publicidade

Garrett , Almeida

Mulher

Há três espécies de mulheres neste mundo: a mulher que se admira, a mulher que se deseja e a mulher que se ama. A beleza, o espírito, a graça, os dotes da alma e do corpo geram a admiração. Certas formas, certo ar voluptuoso, criam o desejo. O que produz o amor, não se sabe; é tudo isto às vezes; é mais do que isto, não é nada disto. Não sei o que é; mas sei que se pode admirar uma mulher sem a desejar, que se pode desejar sem a amar.
Preciso conselhos, direcções, preciso «conhecer-me a mim mesmo» - para perseverar e desenvolver o bom, evitar o mau, ou modificá-lo e disfarçá-lo: Mas há lá coisa mais difícil? Que se conheça a si mesmo - o homem que não tira os olhos de si mesmo, é quase impossível: anquilosa-se a gente num certo feitio moral, de que não sai.

Correspondência

Queirós , Eça

Escrita

As palavras são, como se diz em pintura, valores: para produzir, pois, um certo efeito de força ou de graça, o caso não está em ter muitos valores, mas em saber agrupar bem os três ou quatro que são necessários.

A Correspondência de Fradique Mendes
Publicidade

Um certo tipo de perfeição só pode ser atingido através de uma acumulação limitada de imperfeição.

Kafka à Beira-Mar

Torga , Miguel

Escrita

Aqui na minha frente a folha branca do papel, à espera; dentro de mim esta angústia, à espera: e nada escrevo. A vida não é para se escrever. A vida — esta intimidade profunda, este ser sem remédio, esta noite de pesadelo que nem se chega a saber ao certo porque foi assim — é para se viver, não é para se fazer dela literatura.

Diário (1936)

Camões , Luís Vaz

Mudança

Lei é da Natureza / Mudar-se desta sorte o tempo leve: / Suceder à beleza / Da Primavera, o fruto; à calma, a neve; / E tornar outra vez, por certo fio, / Outono, Inverno, Primavera, Estio.

Ode
Sempre haverá gente para matar os frangos que nós comemos na mesa ou para degolar o porco donde vamos depois extrair umas suculentíssimas costoletas. Se milhões de animais são sacrificados todos os dias para que possamos alimentar-nos, também é certo que há a outra morte, a morte malvada, sanguinária, cruel; a delinquência, as máfias, a extorsão, a exploração, o assassínio, a tortura.

Público (2005)
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE