Destruir - Frases e Citações

34 Citações

<< >>

Torga , Miguel

Espírito

O artista de agora, se quiser persistir, tem de ser um homem de acção. — Mas que acção? Ajudar a construir um mundo que o nega? Ajudar a destruir um mundo onde ele próprio já não vive? A acção dum artista é fazer a sua obra.

Diário (1948)

Lispector , Clarice

Tecnologia

O futuro da tecnologia ameaça destruir tudo o que é humano no homem, mas a tecnologia não atinge a loucura: e nela então o humano do homem se refugia.

Jornal do Brasil (1969)

Kafka , Franz

Esperança

As gralhas afirmam que basta uma para destruir o céu. Não há dúvida quanto a isso, mas não prova nada contra o céu, pois os céus significam justamente: impossibilidade de gralhas.

Os Aforismos de Zurau (32)
Publicidade
É terrível destruir a imagem que uma pessoa faz de si própria no interesse da verdade ou de alguma outra abstracção.

Soyinka , Wole

Liberdade

Sou muito consciente do facto que um grande esforço foi feito para destruir a minha mente, porque fui privado de livros, privado de qualquer meio de escrita, privado de companhia humana. Nunca ninguém sabe o que quanto precisa de tudo isto quando está privado destes direitos.

Márquez , Gabriel

Escrita

O meu problema mais importante foi destruir as linhas de demarcação que separam o que é real daquilo que parece fantástico.
Publicidade

Singer , Isaac Bashevis

Justiça

Não existirá justiça enquanto um homem com uma faca ou uma arma puder destruir aqueles que são mais fracos do que ele.

Cardoso , Miguel Esteves

Amor

Pensar é invulnerável, não se consegue evitar. Faz o mundo, fazem os outros – tudo menos quem se ama faz pensar. Amar é o contrário: coisa mais fácil de destruir não há. Nem coisa mais comum para, mesmo sem querer, se evitar.

Explicações de Português

Oliveira , Manoel

Humanidade

Hoje quer-se fazer a globalização, mas de quê? Fazer tudo por igual? Juntar tudo: um só rei, um só Papa, como nas palavras do Padre António Vieira. Há esse desejo utópico. Mas é difícil chegar lá. Perdem-se pelo caminho, tem-se hesitações e há um retorno à Idade Média, em inverso. Agora são os árabes a quererem destruir o mundo ocidental.

Jornal Público, 2004

Oliveira , Manoel

Santidade

O cinema é mundano. E a santidade é a fuga do mundano. É o desprendimento – o sentimento de liberdade mais profundo – de tudo quanto é mundano, da vida, das atracções. É separar-se de tudo. Por trás do cinema e do autor está a vaidade. Basta isso para destruir tudo. Ele faz isto – gosta de receber prémios, de receber elogios, que compreendam os seus filmes. E isso é mundano – é deste mundo –, a santidade não é deste mundo.

Jornal Público, 2004
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE