Doce - Frases e Citações

46 Citações

<< >>

Bocage , Manuel

Amor

Vai sempre avante a paixão, / Buscando seu doce fim; / Os amantes são assim: / Todos fogem à razão.

Décimas sobre dísticos - A minha antiga alegria

Pessoa , Joaquim

Amor

Beijar-te é a forma mais doce de sorrir.

Ano Comum

Cardoso , Miguel Esteves

Amor

Bendito o dia. Bendita a hora. Bem digo eu, com o mais doce amor, que a hora em que a conheci e me apaixonei por ela foi a hora da minha glória, o momento mais sentido, aberto e despreocupado da minha vida. Ela não é como o calor. Ela é rara ser como ele, embora possa. Ela é como o clima; ela é como Portugal, de norte a sul e de litoral a interior. O meu amor nasceu ontem. Eu nasci um segundo depois.

Jornal Público, 28 Jun 2011
Publicidade
Acho que quando nos casamos é para ter filhos. (...) Verá como é doce ocuparmo-nos das nossas crianças, e espero de todo o meu coração que esta ocupação lhe chegará brevemente. (...) Ter filhos é na verdade a maior felicidade que possa acontecer a uma jovem mulher. (...) Acho que quando se ama o nosso marido, deseja-se e gosta-se de os ter.

Cartas à rainha Vitória (1840)
(Tentam) desmoralizar inteiramente a classe baixa, mas não se consegue. (...) Ao menos aqui o povo é mais doce do que cruel e é bem preciso espicaçá-lo para que ele se altere (...) É absolutamente preciso que as monarquias sejam sempre triunfantes, sem o que o equilíbrio social se encontraria no seu contrário.

Cartas à rainha Vitória (1848)

Camões , Luís Vaz

Natureza

Corre suave e brando / Com tuas claras águas, / Saídas de meus olhos, doce Tejo.

Écloga
Publicidade

Camões , Luís Vaz

Paz

Ditoso seja aquele que alcançou / Poder viver na doce companhia / Das mansas ovelhinhas que criou!

Elegia

Espanca , Florbela

Solidão

A chuva, lá fora, trauteia baixinho a sua clara e doce cantiga de Inverno, a sua eterna melodia simples que embala e apazigua. Sinto-me só. Quantas coisas lindas e tristes eu diria agora a Alguém que não existe!

Diário do Último Ano

Espanca , Florbela

Trabalho

O trabalho para mim é um supremo e doce remédio. Tenho todas as horas ocupadas, não tendo um instante de meu para pensar que a vida é má e estúpida.

Correspondência (1916)

Espanca , Florbela

Cartas de Amor

Tanto ódio e tanto amor/ Na minha alma contenho;/ Mas o ódio inda é maior/ Que o doido amor que te tenho// Odeio teu doce sorriso,/ Odeio o teu lindo olhar,/ E ainda mais a minha alma/ Por tanto e tanto te amar!

Quadras
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE