Era - Frases e Citações

200 Citações

<< >>

Quando me viam, parado e recatado, no meu invisível recanto, eu não estava pasmado. Estava desempenhado, de alma e corpo ocupados: tecia os delicados fios com que se fabrica a quietude. Eu era um afinador de silêncios.

Jerusalém (Antes de nascer o mundo)

Couto , Mia

Palavra

Não era de água a sua sede. Queria palavras. Não dessas de uso e abuso mas palavras tenras como o capim depois da chuva. Essas de reacender crenças.

O Homem, o Velho e o Tempo (Conto)

Lispector , Clarice

Liberdade

Mesmo na liberdade, quando escolhia alegre novas veredas, reconhecia-as depois. Ser livre era seguir-se afinal, e eis de novo o caminho traçado.

Perto do Coração Selvagem
Publicidade

Lispector , Clarice

Eternidade

Eternidade não era só o tempo, mas algo como a certeza enraizadamente profunda de não poder contê-lo no corpo por causa da morte; a impossibilidade de ultrapassar a eternidade era eternidade; e também era eterno um sentimento em pureza absoluta, quase abstracto.

Perto do Coração Selvagem

Lispector , Clarice

Música

Certos momentos da música. A música era da categoria do pensamento, ambos vibravam no mesmo movimento e espécie. Da mesma qualidade do pensamento tão íntimo que ao ouvi-la, este se revelava. Do pensamento tão íntimo que ouvindo alguém repetir as ligeiras nuances dos sons, Joana se surpreendia como se fora invadida e espalhada.

Perto do Coração Selvagem
Ainda não se cansara de existir e bastava-se tanto que às vezes, de grande felicidade, sentia a tristeza cobri-la como a sombra de um manto, deixando-a fresca e silenciosa como um entardecer. Ela nada esperava. Ela era em si, o próprio fim.

Perto do Coração Selvagem
Publicidade

Lispector , Clarice

Mulher

Agora ela era tristemente uma mulher feliz.

Perto do Coração Selvagem

Lispector , Clarice

Imortalidade

Mais uma vez ou duas na vida - talvez num fim de tarde, num instante de amor, no momento de morrer - teria sublime inconsciência criadora, a intuição aguda e cega de que era realmente imortal para todo o sempre.

Perto do Coração Selvagem

Couto , Mia

Leitura

A palavra "ler" vem do latim "legere" e queria dizer "escolher". Era isso que faziam os antigos romanos quando, por exemplo, selecionavam entre os grãos de cereais. A raiz etimológica está bem patente no nosso termo “elegerâ€. Ora o drama é que hoje estamos deixando de escolher. Estamos deixando de ler no sentido da raiz da palavra. Cada vez mais somos escolhidos, cada vez mais somos objecto de apelos que nos convertem em números, em estatísticas de mercado.

E se Obama Fosse Africano?

Couto , Mia

Felicidade

A vida, para ele, era um rio comportado. A felicidade era o prenúncio da inundação.

O Outro Pé da Sereia
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

Somos o que Fazemos

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE