Gente - Frases e Citações

277 Citações

<< >>

Espanca , Florbela

Animais

Se todos tivessem pelos bichos a simpatia que eu tenho, toda a gente se empregaria em tratá-los bem, como eles às vezes merecem bem mais do que as pessoas. De pessoas é que eu não gosto; e eu que não ligo importância a uma criança, enterneço-me vendo uma lagarta rastejar.

Correspondência (1922)

Espanca , Florbela

Ausência

Não há maior tristeza que a gente ver-se longe daquele que para nós é tudo ou mais que tudo; é um aborrecimento de todas as horas que coisa alguma faz desaparecer.

Correspondência(1921)

Espanca , Florbela

Dor

Os meus males ninguém mos adivinha... A minha Dor não fala, anda sozinha... Dissesse ela o que sente! Ai quem me dera!... Os males de Anto toda a gente sabe! Os meus... ninguém... A minha Dor não cabe nos cem milhões de versos que eu fizera!...

Citado por Agustina Bessa-Luís
Publicidade

Espanca , Florbela

Indiferença

Sou egoísta? Serei, mas como eu sou sincera! No Mundo, passo por todos, vendo alguns; na vida, esqueço-me de quase todos, esquecendo-me de mim. Quase tudo me é indiferente. Aqueles com quem lido dão-me às vezes a ideia de sombras, de fantasmas, de manequins, não me parecem iguais a mim, e tenho às vezes a impressão de que toda essa gente que passa por mim nas ruas, vai desaparecer como figurantes de mágicas.

Correspondência (1920)

Espanca , Florbela

Morte

Os mortos não voltam, e é melhor que assim seja... Que vergonha se voltassem! Onde há por aí uma alma de vivo que se tivesse mantido digna de semelhante prodígio?... Eles vão, e a gente fica, e ri, e canta, e deseja, e continua a viver! Mutilados, amputados, às vezes do melhor de nós mesmos, a gente é como estes vermes repugnantes que, cortados aos pedaços, criam novas células, completam-se e continuam a rastejar e a viver! É uma miséria, é, mas é assim!

Contos - Os Mortos não Voltam (As Máscaras do Destino)

Espanca , Florbela

Pobreza

A dor dos pobres é resignada e calma; traz às vezes consigo as aparências da revolta, mas, no fundo, é cheia dum imenso, dum infinito desapego por tudo. Os pobres vêm ao mundo já sem nada; o pouco que a vida lhes deixa é emprestado. Que lhes hão-de tirar que seja deles?! Aos pobres toda a gente chama desgraçados.

Contos - A Paixão de Manuel Garcia (As Máscaras do Destino)
Publicidade

Espanca , Florbela

Poeta

Ah, meu Amor! Mas quanta, quanta gente dirá, fechando o livro docemente: - Versos só nossos, só de nós os dois!...

Citado por Agustina Bessa-Luís

Espanca , Florbela

Sentimento

Amar a quem nos despreza/ É sina que a gente tem;/Eu desprezo quem me odeia/ E adoro quem me quer bem.

Quadras

Helder , Herberto

Poema

É obrigatório dizê-lo: pouca gente tem ouvidos puros. Ou mãos limpas. Ler um poema é poder fazê-lo, refazê-lo: eis o espelho, o mágico objecto do reconhecimento, o objecto activo de criação do rosto. O eco visual se quanto a rostos fosse apenas tê-los fora e ver.

Jornal Público, 4 Dezembro 1990

Oliveira , Manoel

Vida

A vida é uma derrota. A gente vive na derrota. Nasce contra vontade, e não é senhor do seu destino.

Jornal Expresso, 2013
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE