Horror - Frases e Citações

21 Citações

<< >>

Ferreira , Vergílio

Tempo

O tempo é uma construção artificial que sobrepomos a nós e à qual nos submetemos como a um boneco de horror ou lascivo que pintássemos e que nos subjugasse na sua realidade exterior e inventada por nós. É quando perdemos a noção do tempo que medimos bem o seu artificialismo.

Conta-Corrente 3

Adorno , Theodore

Psicologia

O horror está além do alcance da psicologia.

Vieira , António

Mentira

Para não mentir, não é necessário ser santo, basta ser honrado, porque não há coisa mais afrontosa, nem que maior horror faça a quem tem honra, que o mentir.

Sermões
Publicidade

Silva , Agostinho

Filosofia

Talvez mesmo todas as filosofias dos homens nada mais sejam do que expressão do horror pelo martírio, do que uma fraqueza inconfessada perante o duro existir, do que uma ilusão a que, para conseguirem viver, dão o nome de certeza.

Conversação com Diotima

Espanca , Florbela

Pensamento

Em tudo eu vejo sempre os antecedentes, as consequências, as razões e as causas: sou como as crianças que desmancham o brinquedo que as entretém só pelo prazer de saber o que está dentro. Apesar do meu tradicional horror às ciências positivas, eu tenho uma grande dose de positivismo e a ciência a que na vida ligo maior importância é a matemática.

Correspondência (1920)

Lispector , Clarice

Escrita

Tenho que começar por aceitar-me e não sentir o horror punitivo de cada vez que eu caio, pois quando eu caio a raça humana em mim também cai. Cada mudança, cada projecto novo causa espanto: meu coração está espantado. É por isso que toda a minha palavra tem um coração onde circula sangue.

Um Sopro de Vida
Publicidade

Kafka , Franz

Planeamento

O horror do meramente esquemático.

Diário (06 Mai 1914)

Le Clézio , J.-M. G.

Medo

O horror não é inimaginável, não tem a cara de um monstro nem as asas de morcego de um demónio. É calmo e tranquilo, e é durável, durando dias e noites, meses; anos, talvez. Não é mortal. Ele ataca os olhos, só os olhos.

The Book of Flights

Pessoa , Fernando

Pensar

Sentado aqui, a escrever à minha mesa, com as minhas canetas e lápis, etc., de repente me sobrevêm o mistério do universo e páro, tremo, temo, desejo neste momento deixar de sentir, esconder-me, bater com a cabeça na parede. Feliz aquele que pode pensar em profundidade, mas sentir assim tão em profundidade é uma maldição. Como poderei descrevê-lo? Horror sobre horror...

Manuscrito, original em Inglês (1904-1908)

Espanca , Florbela

Mentira

Tenho pela mentira um horror quase físico. Sinto-a à distância e agora... neste mesmo momento... sinto-a vaguear, asquerosa e suja, em volta da minha alma que vibra no orgulho de ser pura. Se os outros me não conhecem, eu "conheço-me", e tenho orgulho, um incomensurável orgulho em mim!

Diário do Último Ano
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

Amar para Sempre

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE