Já - Frases e Citações

541 Citações

<< >>

Espanca , Florbela

Pobreza

A dor dos pobres é resignada e calma; traz às vezes consigo as aparências da revolta, mas, no fundo, é cheia dum imenso, dum infinito desapego por tudo. Os pobres vêm ao mundo já sem nada; o pouco que a vida lhes deixa é emprestado. Que lhes hão-de tirar que seja deles?! Aos pobres toda a gente chama desgraçados.

Contos - A Paixão de Manuel Garcia (As Máscaras do Destino)

Espanca , Florbela

Poeta

Todas essas belas qualidades que vaidosamente me atribuo, essas coisas lindas que descrevo, são apenas poesia, nada mais que poesia. A realidade é infinitamente menos poética. Sou frágil como um junco, magra e pálida, sem nenhuma beleza, sem nenhum encanto, e a minha célebre cabeleira de ébano - coitada da pobre! - já vai tendo mais cabelos brancos do que negros. Poesia tudo, poesia apenas.

Correspondência (1930)

Espanca , Florbela

Sensibilidade

Se gostas de mim como até agora me tem parecido, o que tu terás a sofrer com os meus pobres nervos de sensitiva em que as mãos mais delicadas não podem tocar sem a fazer estremecer! Sou duma sensibilidade excessiva, aguda, profundíssima. Tudo me faz mal, e a sombra da frieza é para mim já o insuportável sofrimento.

Correspondência (1920)
Publicidade

Espanca , Florbela

Solidão

São sempre os que eu recordo que me esquecem... Mas digo para mim: «não me merecem». E já não fico tão abandonada! Sinto que valho mais, mais pobrezinha: que também é orgulho ser sozinha, e também é nobreza não ter nada!

Citado por Agustina Bessa-Luís

Espanca , Florbela

Sombra

Espera... espera... ó minha sombra amada... Vê que para além de mim já não há nada e nunca mais me encontras neste mundo!...

Citado por Agustina Bessa-Luís

Espanca , Florbela

Vergonha

Eu já te disse que me não ralavam absolutamente nada as maiores descomposturas que me possam dar, por dois motivos: primeiro porque não tenho medo, e depois porque não costumo ter vergonha; nem um bocadinho pequenino!

Correspondência (1920)
Publicidade

Modiano , Patrick

Presente

Vivemos numa época em que já não nos surpreendemos com nada.

Les Boulevards de Ceinture

Modiano , Patrick

Pergunta

Creio que nesse tempo já tinha percebido que ninguém responde realmente às perguntas.

L'Herbe des Nuits

Oliveira , Manoel

Juventude

A juventude é um tempo extraordinário em que as pessoas desconhecem que estão verdadeiramente a viver. Só com o passar dos anos é que nos apercebemos dos momentos extraordinários já vividos.

Entrevista com Manoel de Oliveira no seu 99º aniversário

Oliveira , Manoel

Teatro

O teatro é mais rico. Os actores estão lá, em carne e osso. No cinema, só está a personagem. O actor já não se encontra lá quando o filme é exibido. O cinema é complementar mas tem uma vantagem perdura no tempo. Se houvesse cinema no tempo áureo das tragédias gregas saberíamos como elas eram. Como não há, apenas calculamos como seriam.

Entrevista com Manoel de Oliveira no seu 99º aniversário
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE