Muito - Frases e Citações

1042 Citações

<< >>

Antunes , João Lobo

Mulher

As mulheres são muito mais interessantes que os homens. (...) Se calhar porque eu próprio sou capaz de ter um temperamento feminino nalgumas coisas, não me custa a admitir. Tenho uma sensibilidade feminina. Já ouvi dizer que o meu irmão António escreve sobre as mulheres com uma enorme compreensão. Há uma superioridade biológica da mulher, na aparente fragilidade. É um tempero de emoção e inteligência, ou cozinhado do que somos, que a mim me agrada mais.

Entrevista Diário de Notícias (2001)

Antunes , João Lobo

Sociedade

O que chamo a atenção é para o facto de o Estado Social não ser nada de abstrato, mas muito concreto: o Estado Social somos nós todos, independentemente do que fazemos, do nosso estatuto e da nossa situação económica ou financeira. Por isso é de uma responsabilidade fundamental preservá-lo, mas também perceber em que direção se pode orientar, tendo em conta a modernidade e as complexidades atuais.

Entrevista Jornal de Letras (2015)

Antunes , João Lobo

Medicina

Os cirurgiões têm algumas características psicológicas muito particulares, pensam que estão munidos de poderes demiúrgicos e são altamente independentes. Mas vigiam-se uns aos outros e está latente um espírito de competição, de rivalidade. É muito difícil ser-lhe imune.

Entrevista Jornal de Letras (2015)
Publicidade

Antunes , João Lobo

Solidão

Aprecio muito o convívio, mas tive sempre aquilo a que Montaigne chamava uma sala no fundo da casa que nós somos. Tem diversas divisões, mas há uma que fechamos à chave e só deixamos entrar muito poucos. Aproxima-se muito do núcleo personalista, daquilo que é a nossa única pertença, aquilo que é verdadeiramente nosso.

Entrevista Jornal de Letras (2015)

Antunes , João Lobo

Sociedade

A ideia de que a tecnologia, os valores do dinheiro, da beleza, da vitória e da competição são os que prevalecem na sociedade contemporânea, precisa de ser vista com outro sentido crítico. Temos hoje uma sociedade vertical e multi-geracional, em que cada vez mais os avós olham pelos netos e vice-versa. Prevalecem valores muito sólidos pelos quais vale a pena afirmar e lutar, para que perdurem no tempo e se transformem em actos.

Entrevista Ensino Magazine (2009)

Antunes , João Lobo

Autoridade

O exercício de autoridade é sempre este deslizar para um despotismo não esclarecido. A autoridade não se impõe pela força, mas pelo respeito. E também por outro sentimento que está muito fora de moda e a que o George Steiner chamou «reverência». A reverência tem que existir relativamente à pessoa, mas também tem que existir pela carga simbólica do cargo. Quando oiço pessoas com responsabilidade usarem relativamente ao Presidente da República certas expressões, espanto-me como é que esses indivíduos poderão exigir aos alunos respeito pelos professores.

Entrevista Ensino Magazine (2009)
Publicidade

Cohen , Leonard

Música

As pessoas costumavam dizer que a minha música era muito difícil ou muito obscura. Nunca decidi que ia fazer música difícil ou obscura. Apenas decidi escrever o que sentia de forma honesta e fico encantado quando outras pessoas se revêm na música.

Los Angeles Times (1995)

Cohen , Leonard

Regra

Se as pessoas precisam de regras, é porque a visão que têm do mundo é feita com base em ignorância sobre eles próprios. É muito mais importante ultrapassar isso do que esperar que um conjunto de morais pré-embaladas nos ajude.

Les Inrockuptibles (1995)

Francisco , Papa

Amor

Quem ama não só evita falar muito de si mesmo, mas, porque está centrado nos outros, sabe manter-se no seu lugar sem pretender estar no centro.

Amoris laetitia - A Alegria do Amor
Às vezes somos muito cruéis. Vivemos a tentação comum de criticar para satisfação pessoal ou para provocar uma vantagem pessoal. Às vezes, as crises da fraternidade devem-se à fragilidade da personalidade.

Iluminai o Futuro
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

Deixar Ser

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE