Quando se explica demasiado, corre-se o risco de se equivocar. Só na narração se pode operar um discernimento, não na explicação filosófica ou teológica, nas quais, pelo contrário, se pode discutir.
Quem trabalha com os jovens não pode fechar-se, dizendo coisas demasiado vulgares e estruturadas como um tratado, porque estas coisas afastam-nos. É preciso uma nova linguagem, um novo modo de dizer as coisas.
As grandes mudanças da história realizaram-se quando a realidade foi vista não a partir do centro, mas da periferia. É uma questão hermenêutica: compreende-se a realidade apenas quando se olha da periferia, e não quando o nosso olhar se coloca num centro equidistante de tudo.
Quando se educa para aprender a adiar algumas coisas e esperar o momento oportuno, ensina-se o que significa ser senhor de si mesmo, autónomo face aos seus próprios impulsos.
O Citador é o maior site de citações, frases, textos e poemas genuínos e devidamente recenseados em língua portuguesa. Desde o ano 2000 que o Citador recolhe conteúdos directamente das fontes bibliográficas, sem recorrer a cópias de outros sites ou contributos duvidosos a partir de terceiros. Tem atenção aos Direitos de Autor.