Qual - Frases e Citações

314 Citações

<< >>

Mandela , Nelson

Chefe

Encarei a chefia , não só como um eixo à roda do qual revolvia a vida comunitária mas como a chave para posições de influência, poder e estatuto.

Antunes , António Lobo

Portugal

Para mim, ser-me-ia impossível viver fora de Lisboa. Falta-me a língua, falta-me este meu povo, feio, pequenino, com mau gosto, malcriado, não sei quê, mas do qual tenho umas saudades loucas quando estou no meio de gente limpa.

Jornal de Letras, Artes e Ideias (1994)

Campos , Ãlvaro de

Sensação

As sensações são o meio pelo qual Deus cria o Mundo.
Publicidade

Reis , Ricardo

Auto-conhecimento

Não sê mais para ti que o pedestal/ No qual ergas a estátua do teu ser.

Caeiro , Alberto

Poeta

Sou um homem que um dia, ao abrir a janela, descobriu esta coisa importantíssima: que a natureza existe. Verifiquei que as árvores, os rios, as pedras são coisas que verdadeiramente existem. Nunca ninguém tinha pensado nisto. Não pretendo ser mais que o maior poeta do mundo. Fiz a maior descoberta que nenhum antes fez e ao pé da qual todas as outras descobertas são entretimentos de crianças estúpidas. Dei pelo universo. Os gregos, com toda a sua nitidez visual, não fizeram tanto.

Modiano , Patrick

Juventude

Tudo isso era a nossa juventude, a manhã profunda à qual nós nunca mais iremos retornar.

La Place de l'Etoile
Publicidade

Martins , José Luís Nunes

Lágrimas

As lágrimas, tal como tudo nesta vida, têm um princípio e um fim. O amor não. Vive inteiro, em cada momento, do qual é o princípio e o fim.

Amor, Silêncios e Tempestades

Oliveira , Manoel

Arte

Nada é verdadeiramente satisfatório. Mesmo a arte a que um artista é vocacionado, e sobre a qual e para a qual vive, está sempre aquém do seu desejo.

Selecções do Reader's Digest, 2005

Oliveira , Manoel

Natureza

Estupidamente, agora as governações proíbem o milho e acaba por se passar fome. Aqui há tempos faltava o milho e ficou tudo aflito. Agora já se pode cultivar milho outra vez. É incompreensível este desprezo pela natureza, da qual nós dependemos inteiramente.

Jornal Público, 2008

Oliveira , Manoel

Cinema

Nos filmes, como em qualquer obra de arte, há sempre uma grande parte do subconsciente do artista do qual ele não se dá conta. Por isso, as obras enriquecem com o tempo, a crítica vai descobrindo partes mais ignoradas e as obras ficam mais ricas do que quando saem. Na verdade, o homem não mudou, apenas aquilo que fez: o progresso. A natureza do homem é a mesma: a inveja, a vingança, as paixões ou o amor são manifestações da natureza do homem que não mudaram nada. Há pessoas que, às vezes, mudam de partido. Eu pergunto: também mudam de natureza? Ela é a mesma, e é nela que está todo o bem e o mal do homem.

Jornal Público, 2011
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

O Amor é Simples

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE