Senão - Frases e Citações

244 Citações

<< >>

La Rochefoucauld , François

Firmeza

Só as pessoas que têm firmeza são capazes de verdadeira doçura; as que parecem doces não têm geralmente senão fraqueza, que se converte facilmente em azedume.

Máximas
Não devemos calcular a idade pelos anos, senão pelos procedimentos. Não há coisa mais torpe do que um velho que nenhuma outra prova tem de que viveu muito, mais de que a idade.
A imaginação nunca perdeu senão aqueles, que mesmo sem ela se teriam perdido.
Publicidade
Civilizado ou embrutecido, todo o homem é presa de duas forças rivais que constantemente se investem e disputam primazias. Uma, que o reporta ao passado e lhe transmite por hereditariedade as ideias, hábitos e modos de ser e de ver dos antecessores. Outra, evolutiva, que adapta o indivíduo aos meios novos, e não cuida senão de o renovar e transformar rapidamente. A vida humana não é mais que o duelo entre duas forças antagónicas.

Bourget , Paul

Amor

Um homem nunca fica verdadeiramente curado de uma mulher senão quando chega o dia em que nem mesmo tem a curiosidade de saber com quem ela o esquece.

Vieira , António

Fim

As coisas não começam do princípio como se cuida, senão do fim. O fim porque as empreendemos, começamos e prosseguimos, esse é o seu primeiro princípio, por isso ainda que sejam indiferentes, o fim, segundo é bom ou mau, as faz boas ou más.

Sermões
Publicidade

Vieira , António

Alma

E que significa possuir a alma em vão, senão ser dotado de alma racional e não poder raciocinar?

Chave dos Profetas

Vieira , António

Entendimento

Uma das potências da alma é o entendimento, o qual nunca aumenta e cresce, senão quando já desfalece o corpo; amostra desta verdade é a experiência, pois nunca os homens se vêem mais avultados no entendimento, senão quando muito crescidos nos anos, e para se aumentar aquela potência da alma, parece que com os muitos anos necessariamente se hão-de desfazer as forças do corpo.

Obras Escolhidas

Vieira , António

Amor

O amor não é união de lugares, senão de vontades; se fora união de lugares, pudera-o desfazer a distância, mas como é união de vontades, não o pode esfriar a ausência.

Sermões

Vieira , António

Amor

Não é amante quem morre porque amou, senão quem amou para morrer.

Sermões
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

O Foco do Desejo

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE