Tanto - Frases e Citações

352 Citações

<< >>

Vieira , António

Portugal

Enquanto Portugal teve homens de "havemos de fazer" (que sempre os teve) não tivemos liberdade, não tivemos reino, não tivemos coroa. Mas tanto que tivemos homens de "quid facimus" (que fazemos), logo tivemos tudo.

Sermões

Vieira , António

Portugal

Em nenhuma parte tanto como em Portugal se gasta tanto papel, ou se gasta tanto em papéis.

Sermões

Vieira , António

Portugal

Porque é timbre da nossa nação (Portugal), tanto que sai à luz quem pode luzir, tragá-lo logo, para que não luza.

Sermões
Publicidade

Pessoa , Joaquim

Mentira

De tanto a enrolares com mentiras, a verdade é uma múmia mentirosa.

Ano Comum

Peixoto , José Luís

Amor

As canções e os poemas ignoram tanto acerca do amor. Como se explica, por exemplo, que não falem dos serões a ver televisão no sofá? Não há explicação. O amor também é estar no sofá, tapados pela mesma manta, a ver séries más ou filmes maus. Talvez chova lá fora, talvez faça frio, não importa. O sofá é quentinho e fica mesmo à frente de um aparelho onde passam as séries e os filmes mais parvos que já se fizeram. Daqui a pouco começam as televendas, também servem.

Visão, Janeiro 2012

Cardoso , Miguel Esteves

Conhecimento

Tanto a ciência como a religião estão muito atrasadas e são, desproporcionalmente, arrogantes e ambiciosas de mais, querendo ou sonhando explicar tudo o que é, sempre foi e manter-se-á incompreensível. Para o nosso bem ou mal: não somos capazes de fazer ideia.

Jornal Público, 9 Dez 2011
Publicidade

Cardoso , Miguel Esteves

Tempo

O ser humano, por natureza, prefere o passado ao futuro ou vice-versa, sempre à custa do presente. Tanto a ideia que as coisas vão melhorar (não podem piorar mais) como a ideia que não vão piorar (é triste ficar na mesma).

Jornal Público, 31 Dez 2011
Daqui, minha querida Vitória, nada tenho a dizer a respeito de política. Continuamos a não fazer muito, mas é preciso esperar que possamos arranjar uma câmara passável que possa fazer qualquer coisa de útil para o pobre país que tanto necessita.

Cartas à rainha Vitória (1842)
Quem ama tem sempre tanto a dizer, dizemos muito, mas fica sempre ainda mais por dizer. (...) Seremos felizes, as nossas duas almas compreender-se-ão, eu amo-te muito e sei que o amor por mim começa a despontar na tua alma pura e sincera. Vivemos um para o outro nesta vida encantadora onde nos julgamos um só de tal maneira os nossos pensamentos, os nossos desejos são os mesmos.

Carta a D. Maria Pia (1862)
Mal chegado já te escrevo para te dizer quanto penso em ti. Quando se está longe é que se vê como se ama. Como é triste não te ver e não ouvir a tua boa vozinha a dizer-me querido marotinho. Maria eu amo-te tanto e tu és tão boa. Quando eu te não tenho junto de mim não encontro prazer em nada. Eu olhava neste momento o teu retrato que me dava tanto gosto antes de te conhecer e que agora só me diz que estou longe de ti. Adeus querido amor. Pensa em mim como eu penso em ti.

Carta a D. Maria Pia (1863)
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

A Medida de uma Alma

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE