Tudo - Frases e Citações

976 Citações

<< >>

Pessoa , Fernando

Viver

Tudo em nós é fluido e misto. Classificamos para compreender, mas vivemos, na mente como no corpo, inclassificavelmente.

(Quaresma)

Pessoa , Fernando

Cultura

Homem culto é aquele que, de tudo a que assiste aumenta, não os seus conhecimentos, mas o seu estado de alma.

Pessoa , Fernando

Realização

A realização envelhece-nos. Tudo tem o seu preço; o preço da realização é a perda da juventude.
Publicidade

Pessoa , Fernando

Verdade

Reconhecer a verdade como verdade, e ao mesmo tempo como erro; viver os contrários, não os aceitando; sentir tudo de todas as maneiras, e não ser nada, no fim, senão o entendimento de tudo - quando o homem se ergue a este píncaro, está livre, como em todos os píncaros, está só, como em todos os píncaros, está unido ao céu, a que nunca está unido, como em todos os píncaros.

Pessoa , Fernando

Vida

O mais horrível de tudo é a minha incapacidade de formular, nem que seja dentro de mim, um qualquer sistema de vida ou filosofia. Chego a pensar que o meu corpo está habitado pela alma de algum poeta morto...

Manuscrito, original em Inglês (1904-1908)

Pessoa , Fernando

Comportamento

Muitos creem coisas falsas ou incompletas de mim; e eu, falando com eles, faço tudo por deixá-los continuar nessa crença. Perante um que me julgue um mero critico, eu só falo crítica. A principio fazia isto espontaneamente. Depois decidi que isto era porque, no meu perpétuo anseio de não levantar atritos, (...).

Manuscrito
Publicidade

Espanca , Florbela

Amor

Tudo o que é chama a arder, tudo o que sente / Tudo o que é vida e vibra eternamente / É tu seres meu, Amor, e eu ser tua!

Charneca em Flor

Espanca , Florbela

Ausência

Não há maior tristeza que a gente ver-se longe daquele que para nós é tudo ou mais que tudo; é um aborrecimento de todas as horas que coisa alguma faz desaparecer.

Correspondência(1921)
Sou uma criatura vulgarmente educada, vulgarmente inteligente, vulgarmente cultivada. Tudo vulgar, querida, tudo!

Correspondência

Espanca , Florbela

Beleza

Nunca fui bonita , e sempre vi em volta de mim mais rapazes do que talvez nenhuma rapariga visse em toda a vida, e, como vês, sou hoje a criatura mais desprendida de tudo isso que tu poderias ter encontrado no teu caminho.

Correspondência (1920)
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

O Preço da Alma

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE