Vivo - Frases e Citações

63 Citações

<< >>

Lispector , Clarice

Viver

Depois que vivo é que sei que vivi. Na hora o viver me escapa. Sou uma lembrança de mim mesma. Só depois de «morrer» é que vejo que vivi. Eu me escapo de mim mesma. Às vezes eu me apresso em acabar um episódio íntimo de vida, para poder captá-lo em recordações, e para, mais do que ter vivido, viver. Um viver que já foi. Deglutido por mim e fazendo agora parte do meu sangue.

Um Sopro de Vida
Estou com saudade de mim. Ando pouco recolhida, atendo demais ao telefone, escrevo depressa, vivo depressa. Onde está eu? Preciso fazer um retiro espiritual e encontrar-me enfim – enfim, mas que medo – de mim mesma.

Jornal do Brasil (1971)

Lispector , Clarice

Verdade

A verdade está em alguma parte: mas inútil pensar. Não a descobrirei e no entanto vivo dela.

Ãgua Viva
Publicidade

Munro , Alice

Escrita

É certamente verdade que quando era mais nova, a escrita pareceu-me tão importante que eu teria sacrificado quase tudo por isso... porque eu pensava no mundo acerca do qual eu escrevia – o mundo que eu criei – como algo muito mais enormemente vivo que o mundo onde na realidade vivia.

Camões , Luís Vaz

Amor

Nunca, enfim, cousa bela e rigorosa / Natura produziu / Igual àquela forma e condição / Que as dores em que vivo estimo em nada.

Ode

Camões , Luís Vaz

Amor

Contigo em toda parte me hás-de achar; /Que a chama que me abrasa é de tal fogo, / Que, enquanto eu vivo for, há-de durar.

Écloga
Publicidade

Espanca , Florbela

Dor

Altiva e couraçada de desdém, vivo sozinha em meu castelo, a Dor!

Citado por Agustina Bessa-Luís

Espanca , Florbela

Morte

Os mortos não voltam, e é melhor que assim seja... Que vergonha se voltassem! Onde há por aí uma alma de vivo que se tivesse mantido digna de semelhante prodígio?... Eles vão, e a gente fica, e ri, e canta, e deseja, e continua a viver! Mutilados, amputados, às vezes do melhor de nós mesmos, a gente é como estes vermes repugnantes que, cortados aos pedaços, criam novas células, completam-se e continuam a rastejar e a viver! É uma miséria, é, mas é assim!

Contos - Os Mortos não Voltam (As Máscaras do Destino)

Oliveira , Manoel

Igualdade

Ninguém nasceu por vontade própria. Somos lançados ao mundo, temos que gramar isto quer queiramos, quer não. Estamos submetidos às forças enigmáticas da natureza, ligados umbilicalmente com a natureza, somos do mesmo processo. Dentro de nós há o mesmo que aconteceu no sudoeste da Ãsia: quando estamos irados, é uma tempestade. A natureza é extremamente caprichosa, dá a uns o que tira a outros. E a gente não sabe porquê. Eu mereço mais? Não mereço mais nem menos, sou como os outros, peco como os outros, gozo como os outros, vivo como os outros.

Selecções do Reader's Digest, 2005

Oliveira , Manoel

Velhice

Vivo muito bem, concerteza. Se eu não tivesse atingido esta idade não apanhava esta quantidade de prémios que me começaram a dar agora, no final da vida.

Jornal Público, 2004
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE