Publicidade

20 Citações

<<

Espanca , Florbela

Se gostas de mim como até agora me tem parecido, o que tu terás a sofrer com os meus pobres nervos de sensitiva em que as mãos mais delicadas não podem tocar sem a fazer estremecer! Sou duma sensibilidade excessiva, aguda, profundíssima. Tudo me faz mal, e a sombra da frieza é para mim já o insuportável sofrimento.

Correspondência (1920)

Campos , Ãlvaro de

O essencial é sentir directa e simplesmente. Eu sinto directa e simplesmente. Sinto o complexo, o anormal e o artificial? É o meu modo de sentir. Logo que eu os sinta espontaneamente, estou no meu lugar, no lugar que a Natureza, criando-me assim, me impôs. Cumpro o meu dever.

Oe , Kenzaburo

É preciso uma pessoa de grande sensibilidade e discernimento para observar uma anormalidade na erva verde mesmo enquanto esta cresce de forma abundante e saudável.

Hiroshima Notes
Publicidade

Castelo Branco , Camilo

Eu gosto muito de historias tristes. Verá que me não rio, quando me dizem alguma cousa que me toque o sentimento. A minha familia chama-me poeta; os vizinhos chamam-me tolo ; não sei bem o que sou; mas o que não sou é insensível.

Cenas Contemporâneas

Maricá , Marquês

O homem mais sensível é necessariamente o menos livre e independente.

Máximas

Peixoto , José Luís

Eu confio nas pontas de sensibilidade que me crescem da aura, meu contorno. São elas que tocam na superfície dos materiais e a transmitem ao meu modo, fazendo-o quase infinito de tão grande. Um, uma, unidade compacta, o mundo feito de mim e vice-versa.

Abraço
Publicidade

Espanca , Florbela

Até hoje, não há ninguém que de mim se tenha aproximado que me não tenha feito mal.

Correspondência (1930)

Pessoa , Fernando

O escrúpulo é a morte da acção. Pensar na sensibilidade alheia é estar certo de não agir.

Barão de Teive

Kafka , Franz

Logo que, de qualquer maneira, me apercebo de incólumes abusos que devia ser eu a corrigir (por exemplo, a vida extremamente feliz, mas do meu ponto de vista desgraçada, da minha irmã casada) perco por momentos a sensibilidade dos músculos dos braços.

Diário (11 Nov 1911)

La Rochefoucauld , François

Há um excesso de bens e de males que ultrapassa a nossa sensibilidade.

Máximas
<<
 
Publicidade

Inspirações

Amor Sem Palavras

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE