Actualidades: Verdade

17 Citações

>>

Saramago , José

Ao contrário do que geralmente se crê, por muito que se tente convencer-nos do contrário, as verdades únicas não existem: as verdades são múltiplas, só a mentira é global.

Diário de Notícias / 20090327

Rebelo Pinto , Margarida

A verdade não reside apenas nos grandes gestos nem é só vivida nos grandes momentos. Ela instala-se nos pequenos gestos do quotidiano e treinar-se como um desporto.

Sol / 20081108
Escrever sempre o que entendo ser a verdade, mas tomando este conceito com todas as precauções devidas. A verdade é derivativa. E não há «uma só» verdade: há programas de verdades.

NS (Dn) / 20080705

Murcho , Desidério

A humildade perante a verdade é precisamente o que não existe quando mais se pensa que existe.

Público / 20080701

Murcho , Desidério

Um teste simples contra a tolice linguística que tem o poder hipnotizador de inspirar quem aspira a ser inspirado dessa maneira é este: pegue-se numa dessas afirmações e neguemo-la. Se verificarmos que o seu poder inspirador é igual, é porque é isso que nos atrai e não a sua verdade - o que significa que é uma intrujice. Vejamos um exemplo: "O Homem é o ser para a morte." O que quer isto dizer? Parece profundo, mas é igualmente profundo, e igualmente machista, dizer que o Homem não é um ser para a morte. Por outro lado, se retirarmos o lodo gramatical da primeira afirmação obtemos uma verdade simples: os seres humanos morrem. Agora, a sua negação já é obviamente tola: os seres humanos não morrem.

Público / 20080520

Saramago , José

O tempo das verdades plurais acabou. Vivemos no tempo da mentira universal. Nunca se mentiu tanto. Vivemos na mentira, todos os dias.

Tabu (Sol) / 20080419

Fernandes , Ferreira

A verdade costuma vir da boca dos simples.

Diário de Notícias / 20080220

Manuel Fernandes , José

Muitas vezes, aquilo que se tem por verdades adquiridas, ou aquilo em que se acredita de forma que não admite contestação, desencadeia com facilidade a intolerância. E os correspondentes mecanismos de penalização.

Público / 20071021

Moura , Leonel

As pessoas acreditam praticamente em tudo, desde que não seja verdade. E fazem bem. Já que a verdade é desinteressante, aborrecida, perturba o bom andamento das coisas e ensombra a vida. Pelo contrário, a mentira move multidões, empolga a opinião pública, anima a política, abastece os media, favorece os negócios. Num tempo em que a imagem é tudo, em que importa mais a aparência do que a essência, em que o simulacro é mais determinante do que o real, só os fracos e inadaptados cedem à verdade. A mentira é o que faz mover o planeta.

Jornal de Negócios / 20070919

Costa , Sara

A verdade, a correspondência exacta aos factos, é difícil de conseguir, para não dizer impossível, e, mesmo sem que essa seja uma intenção premeditada, acabamos sempre por encontrar e interpretar esses factos de acordo com o nosso ponto de vista.

Xis (Público) / 20061209
>>
 

Facebook

Inspirações

Amar e Ser Amado

© Copyright 2003-2017 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE