Ana Vieira de Castro

Publicidade

27 Citações

<<

Carentes e emocionalmente vazios tendemos a identificar-nos com líderes carismáticos narcísicos, também eles vazios e frustrados nas suas expectativas mais profundas de afecto. A sua sede de poder e a facilidade com que comunicam a intensidade das suas emoções levam-nos a segui-los cegamente, sem nos darmos conta da superficialidade das suas intenções.

Xis (Público) / 20051217
Se é verdade que as sociedades modernas promovem a emergência do carisma pessoal, valorizando as atracções irracionais, é mais do que nunca necessário desenvolver uma consciência de distância que nos permita avaliar friamente o que se encontra por detrás das energias magnéticas que vão proliferando. E estas são demasiadas vezes voláteis, não têm nenhum propósito nobre e não correspondem a nenhuma profundidade espiritual. Não passam, portanto, de «explosões» inúteis ao serviço de egos narcísicos, sem fulgor nem criatividade.

Xis (Público) / 20051217
A objectividade da identificação das nossas virtudes e defeitos depende muito de quem a faz, o que inclui expectativas que não nos pertencem, distorções, erros e desvios de julgamento, e outras coisas que tais. Mas também benevolências e generosidades muitas vezes ilusórias, nem sempre justas e imparciais.

DNa (DN) / 20051119
Quando estamos bem dispostos os defeitos alheios evaporam-se ou, pelo menos, tornam-se secundários, enquanto as suas virtudes passam rapidamente para primeiro plano, valorizadas e aplaudidas. Mas se calha estarmos de mau humor não suportamos as mais pequenas falhas, não aguentamos um tom de voz, um modo de rir ou de andar, e não toleramos muitos outros hábitos, manias e defeitos que, de um momento para o outro, se tornam absolutamente insuportáveis.

Xis (Público) / 20051119
Circunstâncias inesperadas, especialmente as que nos tornam vulneráveis e desprotegidos, mudam a maneira como vemos os outros e a forma como valorizamos as suas virtudes e defeitos.

Xis (Público) / 20051119
Maturidade é a segurança que se conquista quando sabemos que não fugimos aos desafios e temos consciência de que fizemos o melhor que podíamos para os enfrentar.

Xis (Público) / 20041009
Por mais que nos custe admitir, podemos lidar com a violência dos outros sem responder na mesma moeda

Xis (Público) / 20040417
<<
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE