João César das Neves

Publicidade

49 Citações

<< >>

A sociedade mediática criou uma embriaguez de estímulos que embrulha e asfixia, manipula e embrutece. É preciso lidar com ela como com a poluição. Na era da informação é crucial lembrar que o silêncio é de ouro.

Diário de Notícias / 20080225
Vivemos num mundo de espelhos, numa fogueira de ilusões. Consideramo-nos informados e esclarecidos mas nos assuntos sérios, opções estratégicas, problemas de fundo, novas infra-estruturas, escândalos empresariais, temos de admitir que ninguém se entende.

Diário de Notícias / 20080225
O Estado existe para servir a sociedade, mas se o aparelho cresce muito a partir de certa altura ele passa a ser o seu próprio objectivo.

Diário de Notícias / 20080211
Na guerra e violência religiosa está em causa, antes de mais, a defesa das estruturas sociocomunitárias que os dogmas impregnam. Pelo contrário, viver a vida numa entrega total ao Sublime leva a suportar com bonomia as contrariedades e a simpatizar instintivamente com os que fazem o mesmo noutros cultos.

Diário de Notícias / 20071001
O exagero de notícias, comentários, opiniões, análises e ficções tem de gerar desorientação, engano, dúvida, enfado. (...) Na impossibilidade de captar, e ainda menos digerir, a miríade de dados, as pessoas confiam cada vez mais em interpretações, resenhas, colectâneas, sinopses, directórios. Isto concede enorme poder a quem controla tais referências, do telejornal ao motor electrónico de busca. Quem dirige a opinião pública governa a era da informação.

Diário de Notícias / 20070827
Quanto mais se sabe sobre os poucos que dizem ter ganho a vida, tanto mais se mostra a perda radical que sofreram.

Diário de Notícias / 20070723
A nossa sociedade deixou de ser composta por humildes que não se atreviam a sonhar. Passou a ser de frustrados ruminando sonhos precocemente empolados.

Diário de Notícias / 20070723
A multidão desiludida vive a contemplação de uma elite de satisfeitos, suposta prova da ideologia dominante. Mas televisões e revistas não escondem as vidas esfarrapadas, a vacuidade e tolice dos famosos.

Diário de Notícias / 20070723
Deixar-se deslizar para o marasmo do contentamento é viver a morte em vida. Confundindo embriaguez com felicidade, mergulham cegos no torvelinho do prazer asfixiante que, para se manter, exige novidades sempre mais perversas, acabando por devorar a própria identidade.

Diário de Notícias / 20070723
A História mostra que a ondulação dos hábitos é tudo menos recta. Mas a tentação de estender uma tendência até ao absurdo parece invencível.

Diário de Notícias / 20070716
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE