Cláudia Freitas

Publicidade

34 Citações

<< >>

A humildade para perguntarmos o que não sabemos, para aprendermos, é sinónimo de inteligência. Quem pensa que já sabe o suficiente pode, sem se aperceber, ficar isolado. E, por isso, desenvolvermos a curiosidade intelectual, prestarmos atenção às pequenas coisas, às pessoas que se cruzam no nosso percurso, é um desafio diário que dá sentido à vida.

Xis (Público) / 20051217
Nunca é demais lembrarmo-nos que a qualidade de vida depende em grande medida da qualidade das relações. E existem fases do nosso percurso que são vividas num clima de cepticismo, períodos complicados e infelizes em que não acreditamos nas nossas capacidades, nos outros, nas instituições e na sociedade em geral, como se não fizéssemos parte dela.

Xis (Público) / 20051217
Conviver é ceder e a partilha do espaço obriga-nos a respeitar a forma como também os outros a ocupam. Há toda uma rede de hábitos comuns, de expectativas recíprocas que, se forem defraudadas, podem gerar fricções no quotidiano.

Xis (Público) / 20051210
Sobrevalorizarmos o direito à privacidade pode levar-nos a construir barreiras à nossa volta que nos impedem de viver em harmonia. A intimidade constrói-se na partilha do espaço, no envolvimento emocional, alicerça-se na cumplicidade e no respeito.

Xis (Público) / 20051210
A limitação do raciocínio impede-nos, frequentemente, de sermos flexíveis no diálogo e compreensivos face à opinião dos outros. Muitas vezes não nos damos conta de que é na avaliação que fazemos dos factos que surgem os equívocos, pois o valor que atribuímos a uma ideia assenta em critérios necessariamente subjectivos.

Xis (Público) / 20051126
A intolerância atinge profundamente a qualidade das nossas relações. Contrariar este comportamento, promover a convivência pacífica fundada na confiança e na compaixão é, porventura, o grande desafio que a humanidade enfrenta.

Xis (Público) / 20051126
Comunicar é uma necessidade vital que todos temos e que implica coragem para nos expormos, boa vontade para acolhermos. E é na presença dos outros, perante a realidade da sua diferença, que compreendemos a nossa singularidade. A hostilidade que possamos exercer contra terceiros acaba sempre por se reflectir em nós próprios.

Xis (Público) / 20051126
Darmos a oportunidade de uma explicação é, de facto, uma prova de amizade e de maturidade, mas também uma forma de evitarmos deixar problemas pendentes e de tentarmos preservar a relação.

Xis (Público) / 20051105
Um pedido de desculpa sincero tem muita força e é a forma mais eficaz de restabelecermos uma relação abalada por um desentendimento. Mas de facto, ao admitirmos os nossos erros e os dos outros, ao responsabilizarmo-nos pelas consequências dos próprios actos, estamos a abrir o único caminho que nos pode levar a um entendimento verdadeiro.

Xis (Público) / 20051105
A confiança nas nossas capacidades não é inata, constrói-se. Redescobrir sentimentos e emoções, numa viagem interior às nossas motivações mais profundas, talvez seja o caminho para as nossas opções de vida.

Xis (Público) / 20051029
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE