Inês Pedrosa

Publicidade

40 Citações

<< >>

A escrita é, nos dias bons, uma seta de longo alcance - ilumina (ou consola, ou desperta) almas desconhecidas. Mas quase sempre assusta e afasta os próximos, porque nasce de um poço de silêncio impartilhável.

Expresso / 20081213
Mantemo-nos atavicamente rendidos ao mando pelo mando. Diz-se que é o dinheiro que corrompe as pessoas, mas a primária vontade de poder corrompe muito mais.

Expresso / 20081122
O amor é eterno como as estrelas. Não sabemos nada das estrelas, como nada sabemos do amor. Mas muitas vezes encontramos no brilho distante de uma estrela a coragem necessária para atravessar noites de excessiva treva.

Expresso / 20081108
Globalizar a superficialidade acumulativa dos saberes é criar um mundo de autómatos, tão tecnológico como desesperado.

Expresso / 20081025
O culto das diferenças é uma liberdade que só quem foi educado na igualdade consegue conquistar.

Expresso / 20081025
Cada literatura tem os seus génios e os seus escrevinhadores, e cada escritor digno deste nome inventa a sua própria língua. Não faz sentido falar de literaturas nacionais.

Expresso / 20081018
A leitura é um antídoto do medo. Quem saboreia o prazer da leitura nunca está sozinho. Entende a transitoriedade de tudo, e a possibilidade de mudança. Entende-se a si mesmo, e aprende a saber o que quer.

Expresso / 20080927
Em Portugal, basta levantarmo-nos cedo para sermos bons cidadãos - e vice-versa: quem preferir deitar-se de madrugada e acordar tarde é um madraço, um boémio sem remissão, uma afronta. O que faz este nosso exército de madrugadores é um mistério, dado que os números da produtividade portuguesa continuam pelas ruas da amargura. Levantam-se cedo, cumprem horários, e, para não morrerem de tédio, entretêm-se a apontar a dedo os que se levantaram tarde e, mesmo assim, chegaram ao sucesso mais cedo do que eles. Quando a má-língua for modalidade olímpica, não haverá quem nos roube o pódio inteiro.

Expresso / 20080830
Ter uma arte é viver em função de alguma coisa que excede o acontecer da vida. A arte exige corpo e alma, pensamento e emoção, liberdade e obsessão.

Expresso / 20080712
O excesso de consciência da vida (ou seja, da morte) aniquila-nos a própria experiência da vida. Corremos, em vez de vivermos. Precipitamo-nos, em vez de escolhermos.

Expresso / 20080705
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

Rirmos Juntos

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE