Actualidades: Sociedade

151 Citações

<< >>

Moreira , Vital

Qualquer acontecimento mais grave é transformado numa demonstração da nossa incapacidade e da nossa condenação. Tirando pequenos períodos de entusiasmo e de auto-estima, a nossa opinião sobre o estado do país é quase sempre pior do que os factos.

Público / 20080325

Moita Flores , Francisco

Não é preciso ressuscitar fantasmas para dizer o que deve ser dito: estamos a produzir uma sociedade inculta, egoísta, medrosa, narcísica, cujas referências maiores são o consumismo e, simultaneamente, o rompimento de teias de solidariedade ancestrais.

Correio da Manhã / 20080323

Moreira , Vital

Não há reformas absolutamente consensuais, pois quase todas afectam interesses de grupo.

Público / 20080304
A valorização de culturas alheias parte de uma ideia acertada, mas que encaixa mal no individualismo reinante, pouco sensível à dimensão colectiva da pessoa: a ideia de que a identidade de cada um é, em parte, constituída pela comunidade onde se insere.

Público / 20080303
Cada vez mais nos afastamos uns dos outros. Trespassamo-nos sem nos ver. Caminhamos nas ruas com a apática indiferença de sequer sabermos quem somos. Nem interessados estamos em o saber. Os dias deixaram de ser a aventura do imprevisto e a magia do improviso para se transformarem na amarga rotina do viver português e do existir em Portugal.

Jornal de Negócios / 20080228

Mucznik , Esther

O tão apregoado multiculturalismo não é, demasiadas vezes, mais do que indiferença e condescendência paternalista.

Público / 20080228

César das Neves , João

A sociedade mediática criou uma embriaguez de estímulos que embrulha e asfixia, manipula e embrutece. É preciso lidar com ela como com a poluição. Na era da informação é crucial lembrar que o silêncio é de ouro.

Diário de Notícias / 20080225

César das Neves , João

Vivemos num mundo de espelhos, numa fogueira de ilusões. Consideramo-nos informados e esclarecidos mas nos assuntos sérios, opções estratégicas, problemas de fundo, novas infra-estruturas, escândalos empresariais, temos de admitir que ninguém se entende.

Diário de Notícias / 20080225

Pereira , Pacheco

Como é que se pode acordar quando toda a gente quer continuar a sonhar?

Público / 20080209

Reininho , Rui

Condecoramos em vida o que se esquecerá na morte; matamos o que amamos, a língua, o bairro onde nasceramos, a diferença, em nome das normas gerais de outros reinos de interesses.

Jornal de Notícias / 20080202
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE