Actualidades: Comunicação

90 Citações

<< >>

Vilarigues , António

As fontes de informação são cada vez mais afuniladas. Uma dúzia de grupos económicos controlam a esmagadora maioria do sector a nível planetário. Os traços dominantes do que é difundido, ainda que com diferentes matizes, são comuns a públicos e privados. A defesa de que o capitalismo é o fim da história. Que a democracia, tal como a conhecemos, não sendo perfeita, não tem alternativa.

Público / 20051205

Freitas , Cláudia

A limitação do raciocínio impede-nos, frequentemente, de sermos flexíveis no diálogo e compreensivos face à opinião dos outros. Muitas vezes não nos damos conta de que é na avaliação que fazemos dos factos que surgem os equívocos, pois o valor que atribuímos a uma ideia assenta em critérios necessariamente subjectivos.

Xis (Público) / 20051126

Freitas , Cláudia

Comunicar é uma necessidade vital que todos temos e que implica coragem para nos expormos, boa vontade para acolhermos. E é na presença dos outros, perante a realidade da sua diferença, que compreendemos a nossa singularidade. A hostilidade que possamos exercer contra terceiros acaba sempre por se reflectir em nós próprios.

Xis (Público) / 20051126

Almeida Santos , João

A televisão possui o poder de estruturar simbolicamente o real, vista a sua capacidade de formatar a função sensorial dos indivíduos. Não só do ponto de vista do conteúdo, mas também do ponto de vista da reorganização operacional da própria função sensorial. É como se víssemos sempre o real através de um olho electrónico.

Diário Económico / 20051007

Prado Coelho , Eduardo

A transparência implica o desarme - mas raramente dois desarmam ao mesmo tempo. E seria um erro pensar que o facto de um se desarmar perante o outro faria que esse outro desarmasse também. Por vezes a situação de vulnerabilidade acicata no outro o desejo de vencer. E assim temos a grande linha de tragédia entre os homens: os estados de iminente transparência transformam-se num jogo de massacre, numa batalha campal.

Público / 20050919

Rodrigues da Silva , Filipe

Se os media perderam força enquanto contrapoder, muito se deve ao facto de os outros poderes se terem tornado numa caricatura aberrante da sua função.

Diário Digital / 20050905

Moura , Leonel

Ao contrário dos livros, a televisão não é dada ao aprofundamento, à reflexão, ao saber. Vive de efeitos imediatos e quanto mais extravagantes melhor. (...) A televisão deixou de ser um factor de enriquecimento intelectual e ético. Para se tornar no mecanismo cultural que mais contribui para a degradação do humano e para o desânimo social que tão manifestamente marca a nossa era.

Jornal de Negócios / 20050810

Poiares Maduro , Miguel

Traduzimos tudo o que ouvimos, no sentido em que o filtramos de acordo com as nossas expectativas ou os nossos desejos.

Diário de Notícias / 20050727

Bessa , Luísa

Os jornalistas não se interessam pelo que corre mal por perversidade. A notícia é sobre o que se afasta da média, o acidente que perturba a normalidade. Nestes tempos de incerteza, a norma tornou-se ela mesma negativa.

Jornal de Negócios / 20050602

Manuel Barroso , José

Por detrás de muita construção «noticiosa» esconde-se, de facto, a opinião do seu autor. E assim se vai edificando o «politicamente correcto». E assim se vai edificando um pensamento único, ao moldar o pensamento dos outros ao nosso próprio pensamento.

Diário de Notícias / 20050519
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE