Actualidades: Políticos

50 Citações

<< >>

Dorminsky , Mário

Todos os políticos são populistas se forem inteligentes.

Sol / 20080202

Carrilho , Manuel Maria

O maior desafio que os políticos têm hoje pela frente é o de serem contemporâneos de seu próprio mundo. O que implica assumir que a sua acção se joga em duas frentes: por um lado, na capacidade de decisão sobre matérias complexas e sobre assuntos que não podem esperar. E, por outro lado, nos rumos a propor à sociedade em contextos de alta contingência, em que a sua acção tem quase sempre mais consequências do que as que foram previstas.

Diário de Notícias / 20080126

Moura , Leonel

Num meio onde se generalizou a convicção de que o bom político é aquele que mostra muita combatividade, a vozearia, quase sempre na ausência de qualquer conteúdo visível, é permanente.

Jornal de Negócios / 20071226

Campos e Cunha , Luis

Lenta e seguramente, pequenos, mas poderosos, grupos de interesses tomam conta da sociedade. As desigualdades agravam-se, os partidos passam a correias de transmissão de interesses e o povo alheia-se. Somos dirigidos por representantes e não por líderes.

Público / 20071221

Campos e Cunha , Luis

Líder é um dirigente político que pode antecipar o seu tempo e é capaz de pôr em risco a sua liderança por objectivos que não são necessariamente populares, como a guerra contra os nazis ou a moeda única e uma Europa mais forte. Representantes, pelo contrário, conduzem os países por sondagens, não antecipam o seu tempo, governam cada dia como se as eleições fossem para a semana.

Público / 20071221

Barreto , António

Os políticos falam verdade e mentem indiferentemente. Realizam o prometido ou não, sem qualquer dúvida ou remorso. Defendem, sucessiva e metodicamente, o interesse geral, o partidário e o pessoal, sem nunca deixar de garantir que se trata do interesse nacional. Procuram sobretudo os votos e tentam conquistar, manter e renovar o poder, afirmando sempre que o essencial é o bem-estar da população. Acusam os adversários, ora no poder, ora na oposição, de tudo quanto fazem eles próprios, exibindo sempre a pureza original dos servidores do público.

Público / 20071216

Moura , Leonel

Numa época de predomínio da imagem sobre a verdade, de teatralização dos comportamentos, são muitos os políticos que fingem ser aquilo que de facto não são. De tal modo que é cada vez mais difícil distinguir a pose do conteúdo efectivo das ideias. Diz-se o que se julga que se quer ouvir, tantas vezes em perfeitas contradições na esperança de que o ruído mediático trate de tudo relativizar. A emergência dos políticos actores não tem por isso parado de crescer. Em todos os quadrantes. Afundando ainda mais o já precário crédito da classe.

Jornal de Negócios / 20071205
Nós, os puros, não somos como os políticos, que abdicam cinicamente dos grandes princípios. Uma posição cómoda, pois quem tem que decidir são os políticos. A vida não se compadece com simplismos. Um bom político não recorre a cartilhas para tomar decisões difíceis.

Público / 20071001

Marques , Fernando

O que é um político? É um tipo que faz trinta por uma linha para alcançar um lugar de poder e depois faz trinta por uma linha para o conservar. É um tipo que, sabendo cem por cento de uma verdade ou de uma mentira, usa apenas a fracção que mais convém à sua estratégia. Não há nenhuma diferença entre o comportamento político (...). Defendem todos as suas percentagens da verdade e da mentira.

Jornal de Notícias / 20070729

Moura , Leonel

Muitos políticos acreditam que se muda a realidade com discursos. Imaginam que a solenidade dos contextos dá uma força às palavras suficientemente forte para motivar as pessoas. Ora acontece que nunca são as palavras que motivam as pessoas, mas sim as ideias e propostas nelas contidas. E por muita palavra que se profira se não existir um conteúdo excitante é o sono e não o estímulo que se deve esperar.

Jornal de Negócios / 20070111
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE