Publicidade

António Horta Osório

Portugal
n. 28 Jan 1964
Economista / Banqueiro

Publicidade

16 Citações

>>

Sou muito descentralizador. Não acredito na mera delegação, que não desenvolve os colaboradores e paralisa as organizações.
É importante começar com uma equipa com a qual se possa aprender com elevada capacidade profissional em que a pessoa fique rapidamente exposta a múltiplas experiências, porque a experiência, mais do que com tempo, tem a ver com a diversidade e a profundidade das experiências.
O meu objectivo não é que as pessoas me sigam para sempre. Mas, enquanto estão a meu lado, tenho como propósito desenvolvê-las profissional e pessoalmente.
Publicidade
A exigência que imprimo no dia-a-dia da equipa tem como contrapartida uma solidariedade total para com eles nos momentos difíceis e perante o órgão máximo da gestão.
Não queremos ganhar a 100%, o que tentamos o mais possível é não errar, mas a nossa expectativa é acertar 8 ou 9 em dez. Também se aprende muito com os erros, o que interessa é que rapidamente se veja o que é que correu mal e se corrija para o futuro.
É muito mais fácil errar acompanhado do que estar certo sozinho. Porque se acertar sozinho é óptimo, errar solitariamente é demasiado penoso. Em caso de engano, quando todos os demais erram, parece mais natural errar; as responsabilidades são partilhas por todos!
Publicidade

Quando se acaba um curso sabe-se aprender mas não se sabe praticamente nada.
Sempre tive boas notas, porque sempre achei que era importante fazê-lo, embora com toda a franqueza, não me pareça que isso seja determinante ou exclusivo para aferir um bom profissional.
Um CEO não deve ficar de tal forma absorvido nas tarefas diárias e imediatas que não analise o rumo da organização e reflicta sobre as prioridades estratégicas a tomar.
Prefiro um estilo de decisão colegial, embora possa assumir o papel de árbitro se não existir um consenso alargado numa tomada de decisão. É necessário que as decisões sejam partilhadas, já que as medidas que são tomadas em conjunto são muito mais robustas e consistentes.
>>
 
Publicidade

Inspirações

A Boa Sorte

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE