António Vieira

Portugal
6 Fev 1608 // 18 Jul 1697
Padre/Escritor

Publicidade

361 Citações

<< >>

Nenhuma coisa trazemos os homens mais esquecida e desconhecida, nenhuma trazemos mais detrás de nós, que a nós mesmos.

Sermões
O erro por que muitas vezes se não acertam as eleições dos ofícios, é porque se buscam os homens grandes nas casas grandes, e eles estão escondidos nas casas pequenas.

Sermões
Os homens quando testemunham de si mesmos, uma coisa é o que são, e outra coisa é o que dizem.

Sermões
Publicidade
Perguntado a um grande filósofo, qual era a melhor terra do mundo, respondeu a mais deserta, porque tinha os homens mais longe.

Sermões
O ofício há-de transformar-se em natureza, a obrigação há-de converter-se em essência, e devem os homens deixar o que são, para chegarem a ser o que devem.

Sermões
Sendo muito poucos no mundo os homens que podem luzir, aqueles diante dos quais se possa luzir, ainda são muito menos.

Sermões
Publicidade

Não está o erro em desejarem os homens ser, mas está em não desejarem ser o que importa.

Sermões
O pó futuro, o pó em que nos havemos de converter, vêem-no os olhos; o pó presente, o pó que somos, nem os olhos o vêem nem o entendimento o alcança.

Sermões
A mim não me faz medo o pó que hei-de ser; faz-me medo o que há-de ser o pó.

Sermões
A natureza fez o comer para o viver e a gula fez o comer muito para o viver pouco.

Sermões
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

Amar e Partilhar

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE