José Saramago

Portugal
16 Nov 1922 // 18 Jun 2010
Escritor [Nobel 1998]

Publicidade

201 Citações

<< >>

Os homens trazem em si a crueldade. Não devemos esquecer-nos disso, devemos ter cuidado. É preciso defender a possibilidade de criar e defender esse espaço de consciência, de lucidez. Essa é a nossa pequenina esperança.

Clarín (2004)
Para que serve o arrependimento, se isso não muda nada do que se passou? O melhor arrependimento é, simplesmente, mudar.
Estabeleceu-se e orientou-se uma tendência para a preguiça intelectual e nessa tendência os meios de comunicação têm uma responsabilidade.

El País (2001)
Publicidade
Há sempre um zarolho ou um esperto que nos governa.
Vivemos num sistema de mentiras organizadas, entrelaçadas umas nas outras. E o milagre é que, apesar de tudo, consigamos construir as nossas pequenas verdades, com as quais vivemos, e das quais vivemos.

Tabu/Sol (2008)
Sente-se uma insatisfação, sobretudo dos jovens, perante um mundo que já não oferece nada, só vende!

Visão (2004)
Publicidade

Provavelmente não sou um romancista; provavelmente eu sou um ensaísta que precisa de escrever romances porque não sabe escrever ensaios.

Diálogos com José Saramago (1998)
Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes.
Há duas palavras que não se podem usar: uma é sempre, outra é nunca.

Público (1991)
O egoísmo pessoal, o comodismo, a falta de generosidade, as pequenas cobardias do quotidiano, tudo isto contribui para essa perniciosa forma de cegueira mental que consiste em estar no mundo e não ver o mundo, ou só ver dele o que, em cada momento, for susceptível de servir os nossos interesses.

Diário de Notícias (2009)
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

Sorriso Contagiante

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE