Nunca tive a intenção de ter uma luta com o PCP. Pelo contrário. Sempre pensei que seria possÃvel fazermos uma frente de esquerda. Mas quando me apercebi que o plano do PCP era "comer" o PS, isso não.
Gostava que os partidos de esquerda se entendessem, mas não quero pedir tanto... Talvez um dia seja possÃvel. Lembro uma coisa: os social-democratas e os comunistas alemães passavam a vida a discordar e a discutir quando apareceu o Hitler. Acabaram todos em campos de concentração. Temos de pensar nisso.
Os Estados não se avaliam pelo dinheiro que têm, mas sim pela sua história e pela sua gente. Nesse sentido, Portugal não pode ser considerado um PaÃs pobre, bem pelo contrário.
A democracia está efectivamente em crise, por múltiplas razões. Entre elas, porque os Estados nacionais estão a ser corroÃdos nos seus poderes tradicionais pela globalização económica e suas consequências.
Tem de haver mais igualdade na educação, mais igualdade entre as pessoas - e entre os Estados da União - mais respeito por quem trabalha e pelas pessoas que passam mal, andam na rua e têm fome, como está a acontecer. O Estado Social foi um esforço que se fez depois do 25 de Abril e durante as crises anteriores e posteriores. Agora querem acabar com ele porque dizem que não há dinheiro? Mas dinheiro há sempre. Faz-se e se for preciso vai-se buscar onde existe...
O Citador é o maior site de citações, frases, textos e poemas genuínos e devidamente recenseados em língua portuguesa. Desde o ano 2000 que o Citador recolhe conteúdos directamente das fontes bibliográficas, sem recorrer a cópias de outros sites ou contributos duvidosos a partir de terceiros. Tem atenção aos Direitos de Autor.