Destes - Frases e Citações

15 Citações

>>

Diderot , Denis

Tempo

Não lamento os homens, os homens refazem-se; não lamento o ouro destes tesouros, os tesouros voltam a encher-se; mas quem restituirá a estes povos os anos que vão passando?

Ferreira , Vergílio

Arte

Há o que tem limite e o que é sem-limite. A arte é a forma perfeita da consciência destes opostos.

Pensar

Maricá , Marquês

Dúvida

Os sábios duvidam mais que os ignorantes; daqui provém a filáucia destes e a modéstia daqueles.

Máximas
Publicidade

Schopenhauer , Arthur

Desejo

Entre os desejos e as realizações destes transcorre toda a vida humana.

O mundo como vontade e representação

Ferreira , Vergílio

Eternidade

Há dentro de nós a exigência absoluta de sermos eternos e a certeza de o não sermos. O absurdo é a centelha do contacto destes dois opostos.

Conta-Corrente 3
Instruir, salubrizar, enriquecer... Nenhuma obra de governo forte pode assentar sobre aquisições que não sejam as derivadas próximas destes postulados máximos e extremos.
Publicidade

Diz-me o que comes, dir-te-ei o que és. O carácter de uma raça pode ser deduzido simplesmente do seu método de assar a carne. Um lombo de vaca preparado em Portugal, em França, ou Inglaterra, faz compreender talvez melhor as diferenças intelectuais destes três povos do que o estudo das suas literaturas.

Notas Contemporâneas

Espanca , Florbela

Livro

Dizes tu que os livros te não consolam!? Que te irritam!? Que blasfémia, minha Júlia! Pois há lá melhores amigos!? Os livros, mas livros destes em que a alma dos bons anda sangrando por todas as suas páginas; livros que eu beijo de joelhos, como se enternecidamente beijasse as mãos benditas dos que os escreveram! Lê os versos de António Nobre, o meu santo poeta da Saudade. Lê o «Fel» de José Douro, o malogrado poeta esquecido e desprezado. Lê «Doida de Amor» de Antero de Figueiredo, e depois diz-me se eles te irritam!...

Correspondência(1916)

Kafka , Franz

Pecado

O pecado sempre chega abertamente e pode ser captado logo pelos sentidos. Ele vai às raízes destes e não precisa de ser arrancado.

Os Aforismos de Zurau (101)
Frio e vazio. Só sinto demasiado os limites das minhas capacidades, limites estreitos, sem dúvida, a não ser que eu esteja inspirado à plenitude. E creio que até quando preso pela imaginação, só sou levado dentro destes limites estreitos, que, no entanto, deixo de sentir porque estou a ser levado. Porém, dentro destes limites há muito espaço para viver, e por essa razão eu vou provavelmente explorá-los até ao desprezo.

Diário (30 Ago 1914)
>>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE