Hã - Frases e Citações

1534 Citações

<< >>

Algumas pessoas há que tomam por consolação, quando nós temos alguma coisa má, o não ser ela melhor em outros países; eu não sou da opinião dessas pessoas; parece-me que a sua opinião é uma das muitas formas com que a preguiça e a má vontade se revestem.

Escritos d'El Rei D. Pedro V
Os olhos já vão rompendo a núvem de poeira que se tem levantado diante deles; e o povo algum dia declarar-se-á solenemente contra o escárneo que há 20 anos todos os governos em Portugal dele têm feito. E fatal e tremendo será esse desagravo. Ainda é tempo de remediá-lo, mas não há tempo a perder.

Escritos d'El Rei D. Pedro V
(No Alentejo) anda-se quatro ou cinco léguas sem ver uma só alma e há uma enorme quantidade de terra sem cultura. (...) É preciso um dia pensar seriamente nisto.

Cartas à rainha Vitória (1843)
Publicidade
Creio que agora se fará qualquer coisa a favor das estradas; se há uma verdadeira opinião popular neste país, e mesmo uma vontade, é pelas estradas.

Cartas à rainha Vitória (1852)

Einstein , Albert

Mistério

O que há de mais belo na nossa vida é o sentimento do mistério. É este o sentimento fundamental que se detém junto ao berço da verdadeira arte e da ciência.

Como Vejo o Mundo

Torga , Miguel

Genialidade

Há muitos caminhos para a glória. O fundamental é ter génio.

Diário (1943)
Publicidade

É difícil, isto de a gente se explicar. Não há conversa em que me empenhe a fundo da qual não saia cheio de ideias que queria pôr sobre a mesa, nítidas e precisas, e que não fui capaz de trazer à luz do dia naquela hora. Só depois de a discussão passada, de o caso arrumado —geralmente pelo adversário—, é que surge no meu espírito a expressão exacta e desejada do que era preciso dizer.

Diário (1943)

Torga , Miguel

Literatura

Só há grandes literaturas onde o povo é permeável à cultura.

Diário (1944)

Torga , Miguel

Infância

A infância não se repete, nem na lembrança, nem na imaginação. Quando, muito, dá-se outra infância. As cenas ingénuas, porque eram ingénuas, não tinham consciência; e as humilhações, de tão pungentes, não há memória que consinta na sua perfeita expressão.

Diário (1946)
Já não há indignação espontânea, que é a boa, a verdadeira indignação. Existe uma doença do espírito: o mal da indiferença cívica. Todos estamos moralmente doentes.

La Verdad (1994)
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

O Valor da Humildade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE