Já - Frases e Citações

541 Citações

<< >>

Antunes , João Lobo

Benevolência

A benevolência surge da capacidade de reconhecer nos outros os nossos defeitos. Da irmandade secreta entre as faltas que os outros cometem e as que cometemos. Mas tem limites. Há coisas com que já não sou assim tão tolerante. Nomeadamente, algumas falhas de carácter. Não que isto tenha mérito moral — não tem nenhum.

Entrevista Jornal Expresso (2015)

Antunes , João Lobo

Portugal

Pegando num livrinho de um homem que já morreu, William Henry, In defense of Elitism: a tese principal é a da defesa da igualdade de todos à partida. Não é a igualdade de todos à chegada. É uma tendenciazinha portuguesa – vale tudo o mesmo. Não vale. O que temos de garantir é que, à partida, têm todos as mesmas oportunidades. Esse é que é o grande desafio da democracia e da cultura ocidental. Temos de descobrir em que é que esta obrigação, este mandato, falha. Aplica-se a tudo: à justiça, à educação, à saúde.

Entrevista Jornal Negócios (2012)

Antunes , João Lobo

Futuro

Quando olho para a minha vida, diria que o futuro sempre me aconteceu, e eu não dei por isso. Nunca tive uma meta. Portanto, quando dava por isso, o futuro já cá estava. De maneira que estou tranquilo. Queria ter uns anos mais, queria ter uns anos mais.

Entrevista Diário de Notícias (2001)
Publicidade

Antunes , João Lobo

Mulher

As mulheres são muito mais interessantes que os homens. (...) Se calhar porque eu próprio sou capaz de ter um temperamento feminino nalgumas coisas, não me custa a admitir. Tenho uma sensibilidade feminina. Já ouvi dizer que o meu irmão António escreve sobre as mulheres com uma enorme compreensão. Há uma superioridade biológica da mulher, na aparente fragilidade. É um tempero de emoção e inteligência, ou cozinhado do que somos, que a mim me agrada mais.

Entrevista Diário de Notícias (2001)

Andresen , Sophia

Livro

De romances que a gente leu aos vinte e até achou óptimos, aos trinta já não gosta tanto, depois aos quarenta, aos cinquenta, já não os suporta.

Entrevista ao jornal Contemporâneo em 15 de Março de 1989

Andresen , Sophia

Idade

Com o tempo perdem-se as coisas. Eu acho que isso acontece às mulheres e aos homens. Depois vamo-nos perdendo a nós próprios, já não se tem a mesma imagem, já não se tem a mesma ligeireza, já não se tem a mesma leveza, já não se tem...

Entrevista ao jornal Contemporâneo em 15 de Março de 1989
Publicidade

Andresen , Sophia

Portugal

Penso que o futuro vai depender do desenvolvimento cultural das populações. E em Portugal pensa-se muito pouco nisso. Há formas de cultura que estão a desaparecer ou já desapareceram. Culturas da ruralidade, tradicionais, que desapareceram – e no seu lugar ficou zero, uma simples informação baralhada e mínima. Isto é grave.

Entrevista ao JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias, 25 de Junho a 1 de Julho de 1991

Neto , Joel

Literatura

De resto, e tanto quanto lhe parecia, a literatura era aquilo que convidava o leitor a escrever também. Um corpo vivo, metamorfoseante, que já não podia ser agora o que fora há cinco minutos. Muito mais daquilo que se conta, a literatura estava naquilo que não se conta, e só um escritor saberia exactamente o que não contar.

Meridiano 28

Nunes , Rui

Leitura

Para ler um livro, não uma coisa qualquer, é preciso tempo, e dá trabalho. O leitor tem de entrar num mundo que não conhece. O que acontece é que muitos dos críticos impõem àquilo que lêem um esquema prévio e não buscam o que há ali de novo. Aquilo que não está de acordo com o esquema que já trazem não serve. Não têm a inocência da abordagem, e é preciso essa inocência. Nós vivemos confrontados com uma linguagem que esqueceu uma quantidade enorme de nomes.

Jornal i, 2 de Setembro de 2013

Houellebecq , Michel

Homem

Os homens (comparativamente com as mulheres) em geral não sabem viver, nunca se sentem completamente à vontade, pelo que se embrenham em diferentes projectos, mais ou menos ambiciosos, mais ou menos grandiosos, depende, é claro, falham e chegam à conclusão de que era melhor, pura e simplesmente, terem vivido, mas em geral já é demasiado tarde.

Serotonina
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

As Forças em Marcha

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE