Muito - Frases e Citações

1042 Citações

<< >>

Andresen , Sophia

Sabedoria

Se eu sei alguma coisa? Não sei, talvez saiba de uma maneira muito especial. Se sei está na minha poesia. A máscara é a forma de alguém dizer o que é. Ninguém diz o que não é. O resto é confessional e a poesia é anticonfessional. Por isso é que eu não gosto de dar entrevistas.

Entrevista ao JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias, 16 de Fevereiro a 1 de Março de 1982

Andresen , Sophia

Deus

Sou muito angustiada com as coisas: a criança que se queima, que cai à piscina, que é atropelada, nas outras coisas tenho uma certa entrega, acho que Deus se justificará a si próprio, eu não consegui justificá-lo. Não consigo perceber porque razão há morte, sofrimento, o mal, as tentações, mas tenho consciência que talvez não tenha capacidade para isso. Eu também não tenho capacidade para compreender matemática, quanto mais... os desígnios de Deus.

Entrevista ao jornal Contemporâneo em 15 de Março de 1989
Eu nunca gostei de ser deputada, sempre achei que era uma coisa que não era para o meu género de trabalho, aquilo que eu poderia fazer. Custou-me horrorosamente, fez-me imenso mal à saúde. Eu sou muito irrequieta, sabe, quando escrevo ando de um lado para o outro, mexo-me, vou ao jardim, abro uma porta, vou buscar um livro. E estar ali sentada a ouvir falar, falar, falar, era uma agonia. Senti-me muito mal no Parlamento.

Entrevista ao jornal Contemporâneo em 15 de Março de 1989
Publicidade

Andresen , Sophia

Política

Eu às vezes penso como é que é possível que o Mundo seja tão mal governado. É tudo advogados e economistas, pessoas que têm uma noção muito parcial da realidade muito desencarnada...

Entrevista ao jornal Contemporâneo em 15 de Março de 1989

Andresen , Sophia

Escrita

Eu tive muito a noção que escrever para crianças tem uma importância política muito grande. A sociedade ocidental está profundamente dividida em classes, não só classes económicas mas classes culturais e, enquanto o operário não tem preparação para ler o livro que lê o professor, o universitário ou uma pessoa que estudou, a criança pode ler o mesmo livro. Pode-se-lhe fazer um livro de iniciação, de abertura, não é?

Entrevista ao jornal Contemporâneo em 15 de Março de 1989

Andresen , Sophia

Literatura

a literatura actual é uma literatura muito esvaziada, parece que as pessoas não têm nada para dizer. É rara uma história que seja realmente uma história, quer dizer: uma narração de actos com significado. Muitas vezes a história não tem sentido. Para mim a história faz parte da revelação do real. E uma história que faça parte desta revelação e da natureza das coisas, é rara. e eu penso que é por os escritores se desentranharem em análises e explicações, lerem muitas teorias.

Entrevista ao JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias, 25 de Junho a 1 de Julho de 1991
Publicidade

Andresen , Sophia

Portugal

Penso que o futuro vai depender do desenvolvimento cultural das populações. E em Portugal pensa-se muito pouco nisso. Há formas de cultura que estão a desaparecer ou já desapareceram. Culturas da ruralidade, tradicionais, que desapareceram – e no seu lugar ficou zero, uma simples informação baralhada e mínima. Isto é grave.

Entrevista ao JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias, 25 de Junho a 1 de Julho de 1991

Andresen , Sophia

Viagem

Na Grécia, como em toda a parte, o turismo está a estragar muito as coisas. Porque há um turismo comercial, que não é o turismo das pessoas, mas sim o turismo do negócio turístico. Não é propriamente a viagem mas só o negócio. As pessoas vão arrastadas pela propaganda. A propaganda tem, na nossa época, um papel aterrador. É uma forma de ditadura na vida das pessoas.

Entrevista a Vida Mundial

Andresen , Sophia

Cultura

Penso que a Cultura da nossa época tende muito a ser uma espécie de reserva cultural. Faz-se um Centro Cultural, chama-se um bom arquitecto, põe-se lá quadros bonitos e coisas bonitas... Depois, à roda, é a construção do pato bravo: é uma caricatura cultural. A Cultura é uma coisa que, ou está na mentalidade e na vida, ou não está em parte nenhuma. Não é um objecto de museu, é qualquer coisa de estrutural na vida humana.

Entrevista a Vida Mundial

Hawking , Stephen

Escola

Eu não era um bom estudante. Não passei muito tempo na escola; estava demasiado ocupado a divertir-me.
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

O Desejo e a Posse

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE