Pelo - Frases e Citações

626 Citações

<< >>

Espanca , Florbela

Escrita

Os meus amigos dizem-me que sou uma insuportável orgulhosa, e é à viva força que me arrancam da gaveta, para os lançar às feras, como eu costumo dizer, os meus versos que são um pouco de mim mesma, e agora a minha prosa que, a dar-lhes ouvidos, seria a oitava maravilha do mundo! Resignei-me de vez e, presentemente, estou decidida a enveredar pelo caminho da "escrevinhação", já que para outra coisa não me sinto apta neste mundo.

Correspondência (1928)

Espanca , Florbela

Paciência

A paciência é uma bela virtude muito da minha simpatia, se bem que pouco das minhas relações... Às vezes em 15 dias perde-se para sempre a felicidade ou pelo menos a ocasião dela.

Correspondência (1920)

Espanca , Florbela

Portugal

As sensações fortes entontecem-me e fazem-me sofrer. A nossa vida neste velho Portugal, vida toda de resignação e sentimentalidade, vida estreita e mesquinha, sem horizontes nem ondas largas, convém mais a uma velhota de 27 anos que vive pela imaginação mais do que tu podes imaginar; na minha cadeira da Ilha, com um livro que me encanta sobre o regaço eu viajo, às vezes, mais do que os maiores vagabundos, pelo mundo fora.

Correspondência (1922)
Publicidade

Espanca , Florbela

Cartas de Amor

Meu coração, inundado/ Pela luz do teu olhar,/ Dorme quieto como um lírio,/ Banhado pelo luar.

Quadras

Martins , José Luís Nunes

Identidade

A nossa identidade constrói-se pelo que fazemos. Assim, quando nos deixamos prender e arrastar pelas algemas da monotonia, muitos de nós perdem a oportunidade de uma existência plena por não ousarem remar contra as suas próprias marés de costumes e tradições...

Amor, Silêncios e Tempestades

Martins , José Luís Nunes

Fé

A fé é uma abertura. Um ato de confiança no que está para além do entendimento. Não contar com a certeza dos mistérios na vida é ficar-se apenas pelo que é sólido e superficial sem admirar o que há de mais profundo, ágil e belo...

Amor, Silêncios e Tempestades
Publicidade

Martins , José Luís Nunes

Querer

Cada um de nós é a linha que vai do que sente ao que faz e que passa pelo que pensa e diz... somos o que escolhermos sentir, pensar, dizer e fazer. Somos querer.

Amor, Silêncios e Tempestades

Oliveira , Manoel

Identidade

Sem identidade não se é. E a gente tem que ser, isso é que é importante. Mas a identidade obriga depois à dignidade. Sem identidade não há dignidade, sem dignidade não há identidade, sem estas duas não há liberdade. A liberdade impõe, logo de começo, o respeito pelo próximo. Isto pode explicar um pouco os limites da própria vida.

Selecções do Reader's Digest, 2005

Oliveira , Manoel

Arte

Sou um sobrevivente como qualquer outro. A arte é um ofício, uma paixão que as pessoas têm. O usurário tem uma paixão pelo dinheiro e junta o dinheiro para nada – é triste. O artista tende ao absoluto; pode também estar numa situação de revolta. Não é exactamente o meu caso, embora muitas vezes me revolte.

Selecções do Reader's Digest, 2005

Oliveira , Manoel

Santidade

A santidade está ligada ao sentido verdadeiro de liberdade, é o desprendimento total das coisas terrenas. Agora, se está preso pelo dinheiro, por uma paixão, pelo desejo de uma mulher, por isto, por aquilo, anda sempre agarrado a esta porcaria que é o campo terreno.

Selecções do Reader's Digest, 2005
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

Só de Vez em Quando

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE