Quanto - Frases e Citações

513 Citações

<< >>

Espanca , Florbela

Popularidade

Tenho horror a tudo quanto de perto ou de longe se assemelha à popularidade. Abomino mesmo o meu pobre nome por não ser um nome como o de toda a gente; desta maneira, dentro do movimento literário português, sou no meu tempo, e guardadas as devidas distâncias, um Gustave Flaubert rabugento, desdenhoso das turbas e fechada em mim como num sacrário.

Correspondência (1928)

Espanca , Florbela

Cartas de Amor

Há em tudo quanto fitas/ Pureza igual à dos céus,/ Até são belos meus olhos/ Quando lá poisam os teus!

Quadras

Espanca , Florbela

Cartas de Amor

Está tudo quanto olho/ Na escuridão mais intensa,/ Faltou de teus olhos lindos/ A luz profunda e imensa...

Quadras
Publicidade

Martins , José Luís Nunes

Vida

Tudo quanto na nossa existência não faz parte do nosso sentido da vida funcionará sempre como um peso, grão de areia na engrenagem, semente que se há de fazer raiz de tristeza.

Amor, Silêncios e Tempestades

Martins , José Luís Nunes

Coração

O nosso coração deve ser um castelo. De onde expulsamos, sem demoras, tudo quanto atenta contra o nosso bem. Sem excessos nem cobardias. Em paz.

Amor, Silêncios e Tempestades

Helder , Herberto

Psicologia

Quanto à psicanálise, eis a doutrina por excelência corruptora da sacralidade: o modo pior de fazer perguntas; são perguntas destinadas a obter respostas.

Jornal Público, 4 Dezembro 1990
Publicidade

Helder , Herberto

Poema

Quanto ao mundo, o poema espera tudo dele menos o equívoco, embora seja o equívoco aquilo que se encontra mais à mão deste mundo.

Jornal Público, 4 Dezembro 1990

Helder , Herberto

Poema

É obrigatório dizê-lo: pouca gente tem ouvidos puros. Ou mãos limpas. Ler um poema é poder fazê-lo, refazê-lo: eis o espelho, o mágico objecto do reconhecimento, o objecto activo de criação do rosto. O eco visual se quanto a rostos fosse apenas tê-los fora e ver.

Jornal Público, 4 Dezembro 1990

Oliveira , Manoel

Santidade

O cinema é mundano. E a santidade é a fuga do mundano. É o desprendimento – o sentimento de liberdade mais profundo – de tudo quanto é mundano, da vida, das atracções. É separar-se de tudo. Por trás do cinema e do autor está a vaidade. Basta isso para destruir tudo. Ele faz isto – gosta de receber prémios, de receber elogios, que compreendam os seus filmes. E isso é mundano – é deste mundo –, a santidade não é deste mundo.

Jornal Público, 2004

Neto , Joel

Trabalho

Vender seguros, e por muito que de início me tenha entusiasmado a ideia de ter um emprego a sério, uma vaga independência financeira e uma determinada margem de progressão hierárquica, tão mais considerável quanto me encontrava rodeado de retardados mentais, está muito longe de constituir, para mim, a concretização de um sonho de infância.

Os Sítios Sem Resposta
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE