Publicidade

135 Citações

<< >>

Cardoso , Miguel Esteves

Portugal é cada vez mais uma sociedade de desalmados e safados, em que os bem-sucedidos exibem o sucesso deles diante dos fracassados. Passamos com o Range Rover na poça de água, de propósito para molhar o pedinte. A expressão "Não tenho pena nenhuma†generalizou-se.

Explicações de Português

Cardoso , Miguel Esteves

Na nossa vida profissional e social, em vez de comunicarmos frontalmente, damos «toques» uns aos outros. Nunca emperramos. Damos uns toques. Nunca desembuchamos. Damos uns lamirés. Circulamos, cheiramos, vemos como param as coisas. Chegamos a fazer uma coisa intraduzível: «inteiramo-nos». Em vez de falar, mandamos umas bocas. Em vez de nos atirarmos ao assunto, soltamos umas indirectas.

As Minhas Aventuras na República Portuguesa

Cardoso , Miguel Esteves

O português é curto, mas tem o corpo bem feitinho. É feiote, mas tem os olhos profundos e um caracol moreninho. Em público, pode ser gingão e malandreco, mas quando se apanha a sós, é ternurento e maneirinho.

As Minhas Aventuras na República Portuguesa
Publicidade

Cardoso , Miguel Esteves

É fácil gostar de labregos e da companhia que os labregos podem fazer. Durante dez ou onze minutos, num contexto bucólico, chegam a reconciliar-nos com a terra. São honestos. São despretensiosos. Respeitam as outras pessoas. Acima de tudo, são verdadeiros.

Os Meus Problemas

Cardoso , Miguel Esteves

Os portugueses gostam de fingir que a solidão deles, por ser de origem imprecisa e brumosa, é mais dolorosa e poética.

Os Meus Problemas
(Tentam) desmoralizar inteiramente a classe baixa, mas não se consegue. (...) Ao menos aqui o povo é mais doce do que cruel e é bem preciso espicaçá-lo para que ele se altere (...) É absolutamente preciso que as monarquias sejam sempre triunfantes, sem o que o equilíbrio social se encontraria no seu contrário.

Cartas à rainha Vitória (1848)
Publicidade

Castelo Branco , Camilo

Eu gosto dos portugueses. Viajei alguns meses na sua terra, e simpatizei com as mulheres, que são quase todas gordas e vermelhas. Eu gosto muito das mulheres vermelhas e gordas.

A Filha do Arcediago

Espanca , Florbela

Que bom que deve ser, longe desta banalidade trágica, pensar nas terras de Portugal! Eu creio que Portugal só pode gramar-se assim: longe dele, nas saudades.

Correspondência (1922)

Pessoa , Fernando

O português é capaz de tudo, logo que não lhe exija que o seja. Somos um grande povo de heróis adiados.

Pessoa , Fernando

As colónias são o resto de maldição do nosso imperialismo absurdo.
<< >>
 
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE