Detalhes Importantes da Governação
Um sábio evita dizer ou fazer o que não sabe. Se os nomes não condizem com as coisas, há confusão de linguagem e as tarefas não se executam. Se as tarefas não se executam, o bem-estar e a harmonia são negligenciados. Sendo estes negligenciados, os suplÃcios e demais castigos não são proporcionais à s faltas, o povo não sabe mais o que fazer. Um princÃpe sábio dá à s coisas os nomes adequados e cada coisa deve ser tratada segundo o significado do seu nome. Na escolha dos nomes deve-se estar muito atento.
(...) Suponhamos que um homem aprenda as trezentas odes de Chen King e que, em seguida, se fosse encarregado de uma parte da administração, mostrasse pouca habilidade; se fosse enviado em missão a paÃses estrangeiros, mostrasse incapacidade para resolver por si mesmo; de que lhe teria servido toda a sua literatura?
(...) Se o próprio prÃncipe é virtuoso, o povo cumprirá os seus deveres sem que lhe ordene; se o próprio prÃncipe não é virtuoso, pouco importa que dê ordens; o povo não as seguirá.
Confúcio, in 'Os Anacletos'