Jordan Peterson

Canadá
n. 12 Jun 1962
Psicólogo

Publicidade

Levante a Cabeça e Endireite as Costas

Levantar a cabeça e endireitar as costas, não é algo somente físico, porque não somos apenas um corpo. Somos um espírito, por assim dizer, tal como uma psique. Levantar a cabeça, fisicamente, também implica, evoca e exige que estejamos erguidos metafisicamente. Endireitar as costas significa que aceitamos, de forma voluntária, o peso do Ser. O sistema nervoso responde de uma forma inteiramente distinta quando enfrentamos as exigências da vida voluntariamente. Respondemos a um desafio, em vez de nos prepararmos para uma catástrofe. Vemos o ouro que o dragão guarda, em vez de nos encolhermos, aterrorizados, por causa do facto, demasiado real, de que existe um dragão. Damos um passo adiante para ocuparmos o nosso lugar na hierarquia da dominância, ocupando o território, manifestando a nossa vontade de o defender, expandir e transformar. Tudo isso pode acontecer de forma prática ou simbólica, como restruturação física ou concetual.

Levantarmo-nos e endireitarmos as costas é aceitar a terrível responsabilidade da vida com os olhos bem abertos. Significa transformar voluntariamente o caos do potencial em realidades de uma ordem habitável. Significa carregar o fardo da vulnerabilidade consciente e aceitar o fim do paraíso do inconsciente da infância, onde a finitude e a mortalidade não são plenamente compreendidas. Significa suportar, com vontade própria, os sacrifícios necessários para gerar uma realidade produtiva e com significado (agir para satisfazer Deus, segundo a língua antiga).

Levantarmo-nos e endireitarmos as costas, significa construir a arca que protege o mundo do dilúvio, guiando o nosso povo pelo deserto, depois de termos escapado da tirania, estando a caminho de um lar e de um país mais confortável, e anunciar a palavra profética àqueles que ignoram as viúvas e as crianças. Significa carregar a cruz que marca o X, ou lugar onde nós e o Ser se intersetam de forma tão terrível. Significa lançar a ordem rígida, morta e demasiado tirânica de volta para o caos onde foi gerada; significa suportar a incerteza subsequente e estabelecer, como consequência, uma ordem melhor, com mais significado e mais produtiva.

Por isso, tenhamos atenção à postura. Paremos de andar dobrados e murchos. Digamos aquilo que realmente pensamos. Que os nossos desejos venham primeiro, como se tivéssemos direito a eles - pelo menos tanto direito como os outros. Caminhemos direitos e olhemos em frente. Arrisquemos ser perigosos. Vamos encorajar a serotonina a circular abundantemente através dos circuitos cerebrais desesperados pelo seu efeito tranquilizante.

As pessoas, incluindo nós, assumirão que somos competentes e capazes (ou, pelo menos, não concluirão o contrário de imediato). Fortalecidos pelas respostas positivas que recebemos, passaremos a estar menos ansiosos. Então, iremos descobrir que é mais fácil prestar atenção às subtis pistas sociais que as pessoas trocam quando comunicam. As conversas fluirão melhor, com menos pausas desconfortáveis. Isso fará com que seja mais provável conhecer pessoas, interagir com elas, e impressioná-las. Fazer isso não irá apenas aumentar a probabilidade de que coisas boas nos aconteçam - também fará com que essas coisas boas nos façam sentir ainda melhor quando acontecem.

Com uma postura correta e fortalecidos, podemos abraçar o Ser e trabalhar para melhorá-lo ainda mais. Fortalecidos dessa forma, podemos aguentar as dificuldades de pé, mesmo durante a doença da pessoa amada, mesmo durante a morte dos pais, e permitir a outros que encontrem força a nosso lado, quando, de outra forma, seriam tomados pelo desespero. Fortalecidos dessa maneira, embarcaremos na viagem das nossas vidas, deixaremos a luz brilhar, por assim dizer, na colina paradisíaca, e perseguiremos o destino a que temos direito. O sentido da nossa vida pode ser suficiente para manter à distância a influência corruptora do desespero mortal.

Então, talvez possamos aceitar o terrível fardo do mundo e encontrar alegria.

Jordan Peterson, in '12 Regras para a Vida'




Publicidade

Publicidade

Publicidade

Inspirações

O Que Está Certo

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE