Publicidade

Publicidade

12 Textos

>>

O Amolecimento pela Sociedade de Consumo (1)

Nos países subdesenvolvidos, a arte (literatura, pintura, escultura) entra quase sempre em conflito com as classes possidentes, com o poder instituído, com as normas de vida estabelecidas. Em revolta...

O Cidadão Lúcido em Vez do Consumidor Irracional (2)

Já se sabe que não somos um povo alegre (um francês aproveitador de rimas fáceis é que inventou aquela de que «les portugais sont toujours gais»), mas a tristeza de agora, a que o Camões, para não te...
Cadernos de Lanzarote II

O Consumo não é Invenção do Capitalismo (3)









Ninguém se encosta a si próprio tão
intensamente como quando sofre ou como
quando entra num mercado de uma
Publicidade

O Super-Detergente (4)

Nós vivemos no tempo do record, do máximo, do prestígio do campeão. Todo o vocabulário está cheio dos hiper ou dos super da propaganda comercial. Dizer que tal livro é o melhor d...
Um Escritor Apresenta-se

Estamos a Construir uma Sociedade de Egoístas (5)

Estamos a construir uma sociedade de egoístas. Se a ti te dizem que o que importa é o que compras, e segundo o que compras têm mais ou menos consideração por ti, então convertes-te num ser que não pe...

Sociedade de Indivíduos Normalizados (6)

O apagamento da personalidade acompanha as condições da existência concretamente submetida às normas espectaculares da sociedade de consumo, e também cada vez mais separada das possibilidades ...
Publicidade

O Carácter não se Revela no muito Consumir, mas no muito Criar (7)

A primeira regra do carácter é a unidade - ou, nas palavras de Goethe, «ser um todo ou juntar-se a um todo». E a segunda, avançar, nunca recuar. Essas duas regras traçam uma linha de desenvolvimento ...

Os Supermercados (8)

Os supermercados são os palácios dos pobres. Não são só os azarentos e os mal alojados, os que ao longo das gerações foram reduzindo os gastos da imaginação, que frequentam e, de certo modo, vivem o ...

Consumismo Cego (9)

A nossa vida é influenciada em grande medida pelos jornais. A publicidade é feita unicamente no interesse dos produtores e nunca dos consumidores. Por exemplo, convenceu-se o público de que o pão bra...

Sociedade do Desperdício (10)

Uma tentação imediata do nosso tempo é o desperdício. Não é só resultado duma invenção constante da oferta que leva ao apetite do consumo, como é, sobretudo, uma forma de aristocracia técnica. O tecn...
>>

Publicidade

Facebook
Publicidade

Publicidade

© Copyright 2003-2021 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE