Os Vários Tipos de Coragem
A verdadeira coragem é uma das qualidades que suÂpõem a maior grandeza de alma. Observo várias espécies dela: uma coragem contra a fortuna, que é filosofia; uma coragem contra as misérias, que é paciência; uma coraÂgem na guerra, que é bravura; uma coragem nos emÂpreendimentos, que é arrojo; uma coragem altiva e temeÂrária, que é audácia; uma coragem contra a injustiça, que é firmeza; uma coragem contra o vÃcio, que é severidade; uma coragem de reflexão, de temperamento, etc. Não é comum que um mesmo homem reúna tantas qualidades.
Octávio, no pleno da sua fortuna, elevado soÂbre precipÃcios, enfrentava perigos eminentes; mas a morte, presente na guerra, abalava sua alma. Um númeÂro incalculável de romanos que nunca tinham temido a morte nas batalhas não possuÃa essa outra coragem que submeteu a terra a Augusto.
Não apenas se encontram muitas espécies de coraÂgem, mas na mesma coragem muitas desigualdades. BruÂto, que teve a ousadia de atacar a fortuna de César, não teve a força de seguir a sua própria: havia alcançado o projecÂto de destruir a tirania apenas com os recursos da sua coÂragem, e teve a fraqueza de o abandonar com todas as forças do povo romano, por falta desse equilÃbrio de forÂça e de sentimento que sobrepõe os obstáculos e a lenÂtidão dos sucessos.
Luc de Clapiers Vauvenargues, in 'Das Leis do EspÃrito'