Actualidades: Sociedade

151 Citações

<< >>

Coelho , Jorge

Passa-se algo de errado quando o fim das organizações se esgota no vértice da hierarquia ou na nomenclatura dirigente. Torna-as fúteis, passageiras e dependentes.

Diário de Notícias / 20050422

Moura , Leonel

A complexidade da nossa sociedade, os enormes avanços científicos e tecnológicos, a permanente agitação económica e social criaram um sentimento generalizado de desorientação. O mundo é cada vez mais evoluído, mas cada vez menos compreensível. É por isso que a arte continua a ser útil. Para dar a ver o que está turvo.

Jornal de Negócios / 20050420

Leal , Isabel

Se não há forma de escapar a um nível de pertença que, em última análise, nos define como pessoas e nos torna gente de corpo inteiro, alguns patamares de conformismo revelam submissões e resignações acríticas e temerosas, défices de auto-estima ou medos atávicos de não ser gostado ou ficar de fora, inseguranças terríveis sobre as próprias capacidades em caso de exclusão e mais um sem-número de infelicidades íntimas, contrárias a todos os valores que dizemos perfilhar.

Notícias Magazine (DN) / 20050327

Viegas , Francisco

Discutir em público aquilo que diz respeito à intimidade de cada um é meio caminho para perder a razão.

Jornal de Notícias / 20050203

Cunha e Silva , Paulo

O problema do boato, da calúnia e da intriga é que se constituem como uma economia paralela à economia da verdade. Diminuem o pib e aumentam o défice. São forças de bloqueio à produção de riqueza e ao aumento da coesão social.

Diário de Notícias / 20050129

Portela , Luís

Quem deseja o melhor para si não precisa nem deve desejar mal aos outros, o que só o inferiorizaria, retirando-lhe discernimento e capacidade operacional. O pensamento positivo e a atitude construtiva implicam magnanimidade, respeito, tolerância e, até, solidariedade e partilha com os outros.

Jornal de Notícias / 20050119

Manuel Fernandes , José

As ideias dividem, mas também mobilizam.

Público / 20050118

Pereira , Pacheco

Os meios tradicionais de reprodução dos saberes, a escola e a família perderão cada vez mais importância como factores de socialização substituídos pela publicidade, a televisão, a moda, as conversas virtuais, os grupos juvenis. Ganharemos menos, saberemos menos, viveremos mais, teremos mais coisas para comprar e mais baratas (as lojas chinesas são um exemplo), mas cada vez mais o que fazemos será virtual e não real. A separação entre ricos e pobres far-se-á pelas literacias e pelo preço elevado do real e barato do virtual (já começa a fazer-se nos países mais desenvolvidos).

Público / 20050113

Strecht , Pedro

Tudo aquilo a que podemos reduzir como condimentos para o equilíbrio emocional das pessoas e das sociedades é o seu desejo de ser amado e reconhecido para que, assim, seja também possível amar. Só que esta fórmula relaciona-se com toda a complexidade das ligações e dos sentimentos que unem e desunem cada um de nós enquanto ser individual e social.

Público / 20050106

Fernandes , Luís

A maior parte das coisas que dizemos (aos outros) na vida ordinária são deste teor: não perguntam nada, não respondem a nada. E nem por isso são coisa nenhuma - confirmam a regularidade das relações interpessoais, sem a qual o mundo social se desmoronava. São rituais interactivos que confirmam a ordem social e nos fazem saber que o outro é quem achamos que é, e que nós somos quem somos.

Público / 20050105
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

O Tamanho da Mãe

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE