Publicidade

497 Citações

<< >>

Nunes , Rui

A verdadeira escrita começa sempre por algo de esplendoroso. A verdade começa sempre por algo de muito pessoal, e a verdadeira escrita conta aquilo que sabe, que viu e viveu. Esse é o princípio.

Jornal i, 2 de Setembro de 2013

Direitinho , José Riço

Quem escreve procura sempre salvar-se: é a única razão: salvar-se de uma protecção que teve de erguer, mas que ao mesmo tempo sabe que o aniquila.

O Escuro que Te Ilumina

Neto , Joel

Quando um homem acredita na história que conta, quem a leia corre o risco de acreditar também.

Meridiano 28
Publicidade

Andresen , Sophia

O ócio é o atelier em que se escreve. Escrever sem silêncio, sem tempo, sem disponibilidade... não é possível.

Entrevista a Vida Mundial

Andresen , Sophia

Para escrever é preciso ser impessoal. A arte é uma mimesis que só se dá quando o artista põe o eu entre parêntesis. É um bocado, de facto, uma teoria da despersonalização. Além disso não gosto de falar de mim própria, coisa que não leva a nada, porque a pessoa que escreve procura, de facto, intuitivamente, tornar-se uma página em branco, criar em si própria um certo vazio.

Entrevista ao JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias, 25 de Junho a 1 de Julho de 1991

Andresen , Sophia

Estou com mais atenção às coisas visíveis, às coisas concretas. Auando escrevo uma história começo-me a lembrar de sítios, de lugares, de casas, de caras, de coisas que aconteceram. Não construo teorias, não invento, vejo, lembro-me do que vi e do que vivi.

Entrevista ao JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias, 25 de Junho a 1 de Julho de 1991
Publicidade

Andresen , Sophia

Eu tive muito a noção que escrever para crianças tem uma importância política muito grande. A sociedade ocidental está profundamente dividida em classes, não só classes económicas mas classes culturais e, enquanto o operário não tem preparação para ler o livro que lê o professor, o universitário ou uma pessoa que estudou, a criança pode ler o mesmo livro. Pode-se-lhe fazer um livro de iniciação, de abertura, não é?

Entrevista ao jornal Contemporâneo em 15 de Março de 1989

Andresen , Sophia

À noite há mais disponibilidade, eu escrevo mais à noite. Vivo mais de dia, escrevo à noite. Infelizmente deito-me tardíssimo embora não queira mas porque há sempre coisas que vão ficando. Depois também à noite há mais sossego não há telefone...

Entrevista ao jornal Contemporâneo em 15 de Março de 1989

Andresen , Sophia

Houve uma fase em que reflecti muito sobre a natureza da escrita. Agora não me interrogo muito sobre o modo, o quê e o como do que escrevo. Vou navegando. Vou encontrando, vou dizendo o que surge e o que faço. Sem dúvida, a palavra é uma forma de não se ser devorado pelo caos, pela confusão, pela contradição e o tumulto, apesar de ter um pacto com tudo isso e de sem isso não atingir a sua plenitude.

Entrevista ao JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias, 5 a 11 de Fevereiro, 1985

Seféris , Giórgos

Quando realmente sentimos alguma coisa, sentimos a dificuldade de exprimi-la. E é isso, acima de tudo, que forma o teu estilo.
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

O Sentido da Vida

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE