Publicidade

135 Citações

<< >>

Ao começar as minhas campanhas oceanográficas, dediquei-me desde logo quase exclusivamente ao estudo dos peixes que obtive, e fui levado principalmente a esta especialização de estudo, por ver a grande importância das pescarias da nossa costa, e acreditar que, talvez por um estudo metódico da distribuição e das épocas de passagem das diferentes espécies nas nossas águas, melhores resultados ainda pudessem ser obtidos.

(1903) - Citado em El-Rei D. Carlos - Memória Viva, Lisboa, Inapa, 1991
Creio que agora se fará qualquer coisa a favor das estradas; se há uma verdadeira opinião popular neste país, e mesmo uma vontade, é pelas estradas.

Cartas à rainha Vitória (1852)

Vieira , António

Porque é timbre da nossa nação (Portugal), tanto que sai à luz quem pode luzir, tragá-lo logo, para que não luza.

Sermões
Publicidade

Vieira , António

Em nenhuma parte tanto como em Portugal se gasta tanto papel, ou se gasta tanto em papéis.

Sermões

Salazar , António de Oliveira

Em geral não têm com a autoridade senão relações baseadas na desconfiança. A obediência resulta sobretudo do modo. O poder é sempre discutido.

Férias com Salazar, Christine Garnier

Andresen , Sophia

Penso que o futuro vai depender do desenvolvimento cultural das populações. E em Portugal pensa-se muito pouco nisso. Há formas de cultura que estão a desaparecer ou já desapareceram. Culturas da ruralidade, tradicionais, que desapareceram – e no seu lugar ficou zero, uma simples informação baralhada e mínima. Isto é grave.

Entrevista ao JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias, 25 de Junho a 1 de Julho de 1991
Publicidade

Antunes , João Lobo

Em Portugal devemos ser todos salvadores. De outra forma entrase mais uma vez naquele espírito sebastianista à espera que apareça alguém que resolva tudo. O que se espera de nós é o cumprimento quotidiano e bem feito daquilo que é a nossa obrigação.

Jornal de Leiria (2009)

Antunes , João Lobo

Portugal tem várias doenças sistémicas. Se pensarmos que a justiça é o coração, que a saúde é o fígado e que a educação é o cérebro, é um corpo que vai claudicando. Mas a Biologia é uma ciência optimista. Renova-se. Regenera-se. Reconstitui-se.

Entrevista Jornal Negócios (2012)

Antunes , João Lobo

Pegando num livrinho de um homem que já morreu, William Henry, In defense of Elitism: a tese principal é a da defesa da igualdade de todos à partida. Não é a igualdade de todos à chegada. É uma tendenciazinha portuguesa – vale tudo o mesmo. Não vale. O que temos de garantir é que, à partida, têm todos as mesmas oportunidades. Esse é que é o grande desafio da democracia e da cultura ocidental. Temos de descobrir em que é que esta obrigação, este mandato, falha. Aplica-se a tudo: à justiça, à educação, à saúde.

Entrevista Jornal Negócios (2012)

Antunes , João Lobo

Uma coisa que gostaria de ver em Portugal e que ainda não vejo na plenitude: o entendimento de que as instituições são um depósitum de princípios, de valores, que têm de ser transmitidos intactos ou, tanto quanto possível, aperfeiçoados às gerações seguintes; e que estão claramente acima das pessoas. Uma das coisas que sempre me intrigaram é como é que pessoas proeminentes na vida política não entendem isso, e não reconhecem que a sua permanência em cargos ou posições de destaque acaba por ser prejudicial às instituições. Apesar, muitas vezes, da injustiça do juízo que se faz do seu desempenho.

Entrevista Jornal Negócios (2012)
<< >>
 
Publicidade

Inspirações

Ter Sensações Novas

Publicidade

© Copyright 2003-2025 Citador - Todos os direitos reservados | SOBRE O SITE